Santo Alberto Hurtado e o convite à caridade: lançando o olhar ao povo em situação de rua

Preparação orante para a festa de Santo Alberto Hurtado

A caridade dos cristãos é uma necessidade do coração que (…) se manifesta pela inspiração de sua atividade. É o que a sua fé exige de si mesmo; é uma paixão pela qual se vê obcecado e atormentado; é um amor a seus irmãos que inunda as profundezas de sua alma, ilumina todos os seus pensamentos, penetra todos seus sentimentos, orienta toda sua conduta e leva ao máximo de rendimento a favor de seus próximos.

Santo Alberto Hurtado

SANTO ALBERTO HURTADO (1901 – 1952) foi um sacerdote chileno, da Companhia de Jesus, conhecido como « um fogo que acende outros fogos ». Encarnou a máxima inaciana de ser contemplativo na ação, tendo dedicado sua vida a Deus e ao serviço dos mais pobres.

Dentre tantas dimensões divinas de sua vida, buscamos agora, com a proximidade de sua festa (18 de agosto), aprofundar seu amor inflamado a Cristo enxergado em cada pessoa, em especial nos mais pobres e marginalizados. Sua mística e espiritualidade foram fonte para sua dedicação ao serviço. Frequentemente, saía, à noite, para recolher pessoas em situação de rua e dar-lhes alimentação e alojamento. Fundou, em Santiago do Chile, a rede «Hogar de Cristo» (Lar de Cristo) para acolhê-los.

Ousemos, então, nos inflamar com esse ardor divino. Busquemos nos aproximar desse santo, identificar as similitudes das conjunturas sociais e econômicas e, quiçá, sermos inspiradas e inspirados ao silêncio orante e à atuação profética.

Propomos sete dias consecutivos de oração (de 11 a 17 de agosto), à luz de trechos dos escritos do santo chileno, culminando com uma roda de conversa virtual para partilha de moções que sua vida, oração e reflexão nos provocam.

Nossos passos
  1. Encher a vida de amor
  2. Coração de Jesus como urgência ao chamado à caridade
  3. A dor do outro deve me fazer mal
  4. Dar-se aos irmãos é dar-se a Cristo
  5. Cristo não tem lar!
  6. Quem não pensa grande está perdido
  7. O timão firme na minha mão

18 de agosto – 20h

Roda de conversa com Cristina Bove, da Coordenação Nacional da Pastoral do Povo de Rua


Espiritualidade cristã Jesuítas Justiça e Paz

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: