Encher a vida de amor

Preparação orante para a festa de Santo Alberto Hurtado
Primeiro dia

Texto de Santo Alberto Hurtado

O próximo, o pobre em especial, é Cristo em pessoa.

A melhor maneira de realizar a vida: enchê-la de amor, e ao fazer assim não estamos senão cumprindo o preceito do Mestre. Pouco antes de partir deste mundo, ao querer resumir todo o seu ensinamento num preceito fundamental, encarregou-nos: 

Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros… Nisso conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros…

cf. Jo 13,34-35

Nisso e só nisso, conhecerá o mundo que sois meus discípulos!

Os primeiros cristãos: – Como se salva um homem? – Amando-o, sofrendo com ele, fazendo-se um com ele, na dor, no seu próprio sofrimento. Não com discursos, que não custa nada pronunciá-los; nem com sermões que não mudam as nossas vidas; mas com a evidente demonstração do amor! A igreja necessita, não de demonstradores, mas de testemunhas.

(…)

E entre todos os homens, há alguns aos quais Cristo nos recomenda de forma especial: os seus pobres. 

Quem é o meu próximo?, pergunta um doutor da lei a Jesus, e Ele lhe responde: Pelo caminho de Jericó descia um pobre homem… meio morto… Faz tu o mesmo.

cf. Lc 10,29-37

E fazer ou não fazer estas obras de caridade com o próximo é tão grave aos olhos de Deus que vai constituir a matéria do juízo: 

Tive fome… tive sede… estive preso… Não «me» destes… não «me»…

cf. Mt 25,31-46

O próximo, o pobre em especial, é Cristo em pessoa. O que fizerdes ao menor dos meus pequeninos a «mim» o fizestes. O pobre jornaleiro de rua, o engraxate, a pobre mulherzinha tuberculosa, é Cristo. O bêbado, não nos escandalizemos, é Cristo! Insultá-lo, burlar-se dele, desprezá-lo, é desprezar Cristo! O que fizerdes ao menor, a mim o fizestes!! Esta é a razão do nome «Lar de Cristo».


Excerto do texto Como satisfazer a minha vida?. Conferência para senhoras, pronunciada em Viña del Mar, em 1946. [texto original]

Leitura inspiração

Mas o especialista em leis, querendo se justificar, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?»

Jesus respondeu:
«Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, e o espancaram. Depois foram embora, e o deixaram quase morto. Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele caminho; quando viu o homem, passou adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu, e passou adiante, pelo outro lado. Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata, e as entregou ao dono da pensão, recomendando: ‘Tome conta dele. Quando eu voltar, vou pagar o que ele tiver gasto a mais’.»

E Jesus perguntou: «Na sua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?»
O especialista em leis respondeu: «Aquele que praticou misericórdia para com ele.» Então Jesus lhe disse: «Vá, e faça a mesma coisa.»

Lucas 10, 29-37
Reflexão

Um de seus colegas do curso de Direito na Universidad Católica del Chile e futuro bispo auxiliar de Santiago, Augusto Salinas, declarou a respeito de Hurtado:
“Sua vida de união com Jesus Cristo arrastava-o para os que sofrem”.

— Para qual caminho a minha vida me arrasta?


Preparação orante para a festa de
SANTO ALBERTO HURTADO
IntroduçãoIIIIIIIVVVIVII

Espiritualidade cristã Jesuítas Justiça e Paz

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: