Curas e inclusões

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Mt 8,5-17. Jesus prossegue em sua missão promovendo curas e inclusões das pessoas no plano de salvação de Deus. Ao curar tanta gente (servo do centurião romano, sogra de Pedro, endemoniados, demais doentes), Jesus está resgatando a autoestima dessas pessoas. Está mostrando a obra do Pai, manifestada no deserto: “eu vi, ouvi o clamor do meu povo”.

Ao curar o servo do centurião romano e congregar o centurião no plano de salvação, Jesus ensina os judeus, cristãos, gentios e todos nós que o Reino de Deus é para todos. Todos que creem estarão sentados à mesa no Reino dos Céus, com Abraão, Isaac e Jacó.

O Reino dos Céus, testemunhado por Jesus, vai além dos limites de Israel. É destinado a todos os povos e culturas.

Infelizmente, grande parte das igrejas cristãs não entendeu a Boa Notícia de Jesus e continuou agindo como os líderes religiosos do tempo de Jesus, segregando quem é “puro” e quem é “impuro”. O Papa Francisco já havia advertido: muitos líderes religiosos de hoje estão como fiscais de alfândega.

Mas com a pandemia do COVID-19 tudo parou: as igrejas não segregam mais, não selecionam quem pode ou não receber os sacramentos, fazer parte da Ceia do Senhor, participar dos grupos pastorais e movimentos religiosos. O isolamento social está sendo uma chamada de consciência para todos nós; cristãos e cristãs: todos são iguais diante de Deus; não há ninguém melhor ou pior. Hoje, as igrejas estão vazias, não há mais o controle do puro e impuro…será que não chegou a hora de nos convertermos e resgatarmos os ensinamentos de Jesus? Será que não chegou a hora de vivermos uma igreja fraterna e solidária?


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: