Curas e inclusões

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Mt 8,5-17. Jesus prossegue em sua missão promovendo curas e inclusões das pessoas no plano de salvação de Deus. Ao curar tanta gente (servo do centurião romano, sogra de Pedro, endemoniados, demais doentes), Jesus está resgatando a autoestima dessas pessoas. Está mostrando a obra do Pai, manifestada no deserto: “eu vi, ouvi o clamor do meu povo”.

Ao curar o servo do centurião romano e congregar o centurião no plano de salvação, Jesus ensina os judeus, cristãos, gentios e todos nós que o Reino de Deus é para todos. Todos que creem estarão sentados à mesa no Reino dos Céus, com Abraão, Isaac e Jacó.

O Reino dos Céus, testemunhado por Jesus, vai além dos limites de Israel. É destinado a todos os povos e culturas.

Infelizmente, grande parte das igrejas cristãs não entendeu a Boa Notícia de Jesus e continuou agindo como os líderes religiosos do tempo de Jesus, segregando quem é “puro” e quem é “impuro”. O Papa Francisco já havia advertido: muitos líderes religiosos de hoje estão como fiscais de alfândega.

Mas com a pandemia do COVID-19 tudo parou: as igrejas não segregam mais, não selecionam quem pode ou não receber os sacramentos, fazer parte da Ceia do Senhor, participar dos grupos pastorais e movimentos religiosos. O isolamento social está sendo uma chamada de consciência para todos nós; cristãos e cristãs: todos são iguais diante de Deus; não há ninguém melhor ou pior. Hoje, as igrejas estão vazias, não há mais o controle do puro e impuro…será que não chegou a hora de nos convertermos e resgatarmos os ensinamentos de Jesus? Será que não chegou a hora de vivermos uma igreja fraterna e solidária?


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: