O sim de Maria é o sim da Igreja
Simone Furquim Guimarães
Hoje, celebramos a festa da Anunciação do Senhor. A leitura é Lc 1,26-38. Relata a visita do anjo Gabriel a Maria. No Antigo Testamento, os relatos de visita do anjo, por vezes, querem dizer que é a visita do próprio Deus. Para o povo da Bíblia, visitar é a própria ação de Deus nas situações em que se percebe a fragilidade do ser humano, conforme Êxodo 3,1-17: a visita de Deus a Moisés, na sarça ardente; também aconteceu às várias mulheres estéreis, como: Sara, mãe de Isaac (Gn 18,9-15), Ana, mãe de Samuel (I Sam 1,9-18), a mãe de Sansão (Jz 13,2-5); e também a Isabel, prima de Maria, esposa de Zacarias.
Nos versículos 5 a 25 deste capítulo, Lucas relata o anjo visitando Zacarias, o sacerdote do Templo. É importante perceber todo o conjunto do capítulo porque Lucas compara a visita do anjo em ambos os casos: Zacarias duvidou do poder de Deus e ficou mudo. Maria, ao contrário, após acreditar, colocou-se a serviço de Deus: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra”.
Logo em seguida, Maria visita sua prima Isabel, levando em seu ventre o menino Deus. Certamente, Maria foi uma educadora exemplar para seu filho, pois desde a infância Jesus aprendeu a teologia do Deus libertador e a estar a serviço do povo: “Não vim para ser servido, mas para servir!” (Mt 20,28). Os relatos bíblicos nos mostram que todos que foram visitados por Deus, por meio do anjo, tiveram a missão especial de estar a serviço. “Deus visitou o seu povo”, diz várias vezes o texto bíblico.
O sim de Maria é o sim da igreja quando esta se coloca a serviço do Reino de Deus. Podemos afirmar que nesses 10 anos de pontificado, Papa Francisco também aprendeu com Maria a aceitar a sua missão: ele se colocou a serviço de todos nós cristãos e também da humanidade toda; pois, por meio de suas visitas, de suas cartas e documentos, e da sua sensibilidade com os que mais sofrem, podemos dizer que a presença pastoral de Papa Francisco é a presença divina em nossas vidas. Neste período da quaresma é período propício para nos avaliar como cristãos e cristãs: Como percebo a visita de Deus em minha vida? Tenho sido uma visita de Deus na vida dos outros? Que possamos dizer sim ao projeto de Deus para construir aqui o seu Reino. Amém!
Ouça no Podcast Ignatiana [link]
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Palavra de Deus Simone Furquim Guimarães Anunciação do Senhor CEBI Evangelho segundo Lucas Leitura popular da Bíblia Maria de Nazaré Palavra de Deus Tempo da Quaresma
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.