O sim de Maria é o sim da Igreja

Simone Furquim Guimarães

Hoje, celebramos a festa da Anunciação do Senhor. A leitura é Lc 1,26-38. Relata a visita do anjo Gabriel a Maria. No Antigo Testamento, os relatos de visita do anjo, por vezes, querem dizer que é a visita do próprio Deus. Para o povo da Bíblia, visitar é a própria ação de Deus nas situações em que se percebe a fragilidade do ser humano, conforme Êxodo 3,1-17: a visita de Deus a Moisés, na sarça ardente; também aconteceu às várias mulheres estéreis, como: Sara, mãe de Isaac (Gn 18,9-15), Ana, mãe de Samuel (I Sam 1,9-18), a mãe de Sansão (Jz 13,2-5); e também a Isabel, prima de Maria, esposa de Zacarias.

Nos versículos 5 a 25 deste capítulo, Lucas relata o anjo visitando Zacarias, o sacerdote do Templo. É importante perceber todo o conjunto do capítulo porque Lucas compara a visita do anjo em ambos os casos: Zacarias duvidou do poder de Deus e ficou mudo. Maria, ao contrário, após acreditar, colocou-se a serviço de Deus: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra”.

Logo em seguida, Maria visita sua prima Isabel, levando em seu ventre o menino Deus. Certamente, Maria foi uma educadora exemplar para seu filho, pois desde a infância Jesus aprendeu a teologia do Deus libertador e a estar a serviço do povo: “Não vim para ser servido, mas para servir!” (Mt 20,28). Os relatos bíblicos nos mostram que todos que foram visitados por Deus, por meio do anjo, tiveram a missão especial de estar a serviço.  “Deus visitou o seu povo”, diz várias vezes o texto bíblico.

O sim de Maria é o sim da igreja quando esta se coloca a serviço do Reino de Deus. Podemos afirmar que nesses 10 anos de pontificado, Papa Francisco também aprendeu com Maria a aceitar a sua missão: ele se colocou a serviço de todos nós cristãos e também da humanidade toda; pois, por meio de suas visitas, de suas cartas e documentos, e da sua sensibilidade com os que mais sofrem, podemos dizer que a presença pastoral de Papa Francisco é a presença divina em nossas vidas. Neste período da quaresma é período propício para nos avaliar como cristãos e cristãs: Como percebo a visita de Deus em minha vida? Tenho sido uma visita de Deus na vida dos outros? Que possamos dizer sim ao projeto de Deus para construir aqui o seu Reino. Amém!

 


Ouça no Podcast Ignatiana [link]


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Palavra de Deus Simone Furquim Guimarães

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: