Missão profética
Simone Furquim Guimarães
A leitura do Evangelho de hoje é Mt 17,10-13. Esta leitura é sequência da narração sobre a transfiguração de Jesus no alto da montanha. Na transfiguração, os discípulos viram o profeta Elias conversando com Jesus. Esta visão confirma a expectativa dos primeiros cristãos por trás do Evangelho de Mateus, que entenderam que Jesus é o messias anunciado pelo profeta Malaquias:
Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor.
Ml 3,23
No tempo de Jesus, havia muitos grupos de judeus que interpretavam de forma diferente como seria a vinda do Messias. Liam as mensagens dos profetas do Antigo Testamento e aguardavam os sinais da vinda do Senhor. O evangelista Mateus compreendeu que Jesus é este Messias e que foi anunciado por João Batista. O Evangelho de Mateus nos anunciou esta Boa Notícia!
Mas os discípulos de Jesus não entenderam a mensagem profética porque pensavam assim como os doutores da Lei ensinavam: Elias teria que ter vindo antes e não depois do Messias. Foi preciso Jesus explicar a profecia: não é a pessoa de Elias que volta, mas sim a profecia; ou seja, a missão profética de anunciar e indicar o caminho do Senhor; esta missão foi realizada pelo profeta João Batista. Jesus diz que por isso João Batista representa o profeta Elias. É a missão profética que deve vir sempre para abrir os caminhos. Mas João Batista não foi reconhecido; pelo contrário, foi maltratado.
A vocação de todo cristão é de anunciar e indicar o caminho de Jesus Cristo. Este é o tema da Conversa de Justiça e Paz que é transmitido neste sábado, com a presença do Cardeal de Brasília, Dom Paulo Cezar. Assim como João Batista, devemos estar com nossos corações ardentes, ser presença no meio do povo e estar a serviço. Esta é a conclamação de Dom Paulo Cezar para toda liderança da igreja. Que neste período do Advento, tempo de espera e esperança da vinda do Messias Menino chegue nas nossas vidas, possamos abrir nossos corações para compreender o anúncio de sua chegada e também nos colocar neste serviço da profecia de anunciar o caminho de Jesus Cristo a partir dos Evangelhos.
Ouça no Podcast Ignatiana [link]
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Palavra de Deus Simone Furquim Guimarães CEBI Evangelho de Mateus Leitura popular da Bíblia Palavra de Deus
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.