Pacto para uma Nova Economia

Luiz Fernando Krieger Merico

Mística do século XXI — programa nº38

Reflexões a partir das encíclicas
Laudato si’ e Fratelli tutti

Cada dia que nasce é uma nova oportunidade para a humanidade construir a solidariedade dentro da nossa casa comum. Que cada dia seja uma oportunidade para deixar emergir em nós aquele ser humano solidário e ético, para que daí possa nascer também um mundo solidário e ético. Um ser humano baseado em uma ética profunda, que respeita o meio ambiente que nos sustenta e nos chama à solidariedade com todos os seres vivos e com as gerações futuras.

Este novo ser humano já nasceu em muitos jovens que estão mudando o mundo perseguindo uma voz, uma visão, um objetivo. E estão mudando o mundo mudando, cada dia, sua economia, atribuindo uma alma à economia de amanhã. Finalizando o Tempo da Criação, que é em setembro sempre por iniciativa do papa Francisco – nós conversamos sobre esta iniciativa no nosso post anterior – tivemos o encontro dos jovens, empresários, ativistas, movimentos sociais, que participam ativamente da Economia de Francisco e Clara – também uma iniciativa do papa. E eles firmaram um pacto com o papa.

Um número expressivo de jovens vinculados à Economia de Francisco e Clara, chamados a Assis – Itália neste início de outubro de 2022, de todos os lugares do mundo, conscientes de sua responsabilidade que recaem sobre nossas gerações, fizeram um pacto junto com o papa, comprometendo-se individualmente e coletivamente a empregar suas vidas para que a economia de hoje e de amanhã se converta em uma Economia do Evangelho.

Pactuaram empregar suas vidas por:

  • uma economia de paz e não de guerra;
  • uma economia que se opõe à proliferação de armas, especialmente as mais destrutivas;
  • uma economia que assume o cuidado da Criação e não a saqueia;
  • uma economia a serviço das pessoas, da família e da vida, respeitosa de cada mulher, homem, criança, idoso, e sobretudo dos mais frágeis e vulneráveis;
  • uma economia onde o cuidado substitua o descarte e a indiferença;
  • uma economia que não deixe ninguém para trás, para construir uma sociedade na qual as pedras que a mentalidade dominante descarta se transformem em “pedras angulares”;
  • uma economia que reconheça e tutele o trabalho digno e seguro para todos, especialmente para as mulheres;
  • uma economia onde as finanças sejam amigas e aliadas da economia real e do trabalho, e não contra elas;
  • uma economia que saiba valorizar e preservar as culturas e tradições de nossos povos e todas as espécies viventes e os recursos naturais da Terra;
  • uma economia que combata a miséria em todas suas formas, que reduza as desigualdades e saiba dizer com Jesus e Francisco « bem-aventurados os pobres »;
  • uma economia guiada pela ética e aberta à transcendência;
  • uma economia que cria riqueza para todos, que gere alegria e não apenas bem-estar, porque a felicidade que não se compartilha, é uma felicidade incompleta.

Os jovens e o papa finalizam seu pacto dizendo:

Cremos nesta economia. Não é uma utopia, porque já a estamos construindo. E alguns de nós, em amanheceres especialmente luminosos, já vislumbramos o princípio da terra prometida.


Os 10 princípios da Economia de Francisco e Clara [leia aqui]

Ouça no Podcast Ignatiana [link]

Encíclicas ecofraternais do Papa Francisco

Laudato si’, sobre o cuidado da casa comum (2015)
Fratelli tutti, sobre a fraternidade e a amizade social (2020)

Luiz Fernando Krieger Merico é graduado em Geologia (UFPR), mestre em Análise Ambiental (UNESP), doutor em Geografia (USP), possui aperfeiçoamento no Schumacher College (Inglaterra) em Economia Ecológica. É autor do livro A transição para a sustentabilidade.

Ecologia Economia Mística do século XXI

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: