Tempo da Criação

Luiz Fernando Krieger Merico

Mística do século XXI — programa nº37

Reflexões a partir das encíclicas
Laudato si’ e Fratelli tutti

O Tempo da Criação é a celebração cristã anual para escutar e responder conjuntamente ao grito da Criação: a família ecumênica ao redor do mundo se une para orar e proteger nossa casa comum. A “Celebração” começou em 1º de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e termina em 4 de outubro, a Festa de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia amado por muitas denominações cristãs. Este ano vamos nos unir em torno do tema: “Escutar a Voz da Criação”. A data foi instituída por Francisco ainda em 2015, quando também começa a iniciativa ecumênica do “Tempo da Criação”. O convite é para uma mudança de atitude tanto em nível individual como global, através da tomada de decisão da comunidade internacional para enfrentar a crise ambiental.

Neste setembro o Papa Francisco lembrou como é importante mudar o estilo de vida individual, parando com “os excessos consumistas” que acabam gerando abusos e destruição da natureza. Na sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o Pontífice alertou sobre o único caminho possível para mudar a situação que vivemos de crise ambiental, que é se arrepender e buscar novos estilos de vida no dia a dia, além de mudar os modelos de consumo e produção através do compromisso conjunto dos países.

Durante o Tempo da Criação, nossa oração e ação comum podem nos ajudar a escutar as vozes que são silenciadas. Na oração, lamentamos cada pessoa em particular, comunidades, espécies e ecossistemas que estão perdidas/os, e aquelas/es cujo sustento está ameaçado pela perda de habitat e pelas mudanças climáticas. Na oração, colocamos como centro o grito da Terra e o grito dos pobres. Que este Tempo da Criação de 2022 possa renovar nossa unidade ecumênica, renovando e unindo-nos por nosso vínculo de Paz em um Espírito, em nosso chamado para cuidar de nossa casa comum. E que este tempo de oração e ação seja um tempo para escutar a Voz da Criação, para que nossas vidas em palavras e atos proclamem boas novas para toda a Terra.

Quando falamos em cuidar da casa comum, que é o planeta, fazemos apelo àquele mínimo de consciência universal e de preocupação pelo cuidado mútuo que ainda possa existir nas pessoas”. (Fratelli Tutti no. 117). O Tempo da Criação é um compromisso para todos os cristãos de diferentes Igrejas que estarão unidos em oração, reflexão e ações concretas por pouco mais de um mês, até outubro deste ano. Igrejas, dioceses e paróquias em várias partes do mundo estão mobilizadas. Eu lhes convido a buscar na internet informações sobre o Movimento Laudato Sí, que tem organizado muitas atividades associadas ao nosso Tempo da Criação.

E lhes convido também a rezarmos juntos um trecho da Oração do Tempo da Criação 2022:

Neste Tempo da Criação, oramos para que Tu nos chames, a partir do arbusto ardente, com o fogo sustentador de Teu Espírito. Sopra sobre nós. Abra nossos ouvidos e mova nossos corações.

Transforma nosso olhar interior. Ensina-nos a contemplar Tua criação, e escutar a voz de cada criatura que declara Tua glória. Pois “a fé vem pelo ouvir”. Dá-nos corações para escutarmos as boas novas de Tua promessa de renovar a face da Terra. Ilumina-nos com a graça de seguir o Caminho de Cristo enquanto aprendemos a caminhar com leveza sobre este solo sagrado. Enche-nos da esperança de apagar o fogo da injustiça com a luz de Teu amor curativo que sustenta nossa casa comum.


Conheça o site do Tempo da Criação [link]

Ouça no Podcast Ignatiana [link]

Encíclicas ecofraternais do Papa Francisco

Laudato si’, sobre o cuidado da casa comum (2015)
Fratelli tutti, sobre a fraternidade e a amizade social (2020)

Luiz Fernando Krieger Merico é graduado em Geologia (UFPR), mestre em Análise Ambiental (UNESP), doutor em Geografia (USP), possui aperfeiçoamento no Schumacher College (Inglaterra) em Economia Ecológica. É autor do livro A transição para a sustentabilidade.

Ecologia Mística do século XXI

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: