Felizes entranhas
Simone Furquim Guimarães
A leitura do Evangelho hoje é Lc 11,27-28. Nela, há um belo relato de uma mulher anônima e corajosa que grita no meio da multidão:
Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!
Lucas nos mostra que a mulher compreendeu e reconheceu a realização das Escrituras em Jesus: “felizes as entranhas…” Esse grito carrega um profundo significado teológico ao reconhecer a origem humana e divina de Jesus.
Lucas coloca no mesmo capítulo o relato daqueles que não compreenderam Jesus e ainda o acusaram de ser enviado por Belzebu ou mesmo não acreditaram em sua messianidade (conforme nos relata a leitura anterior nos versículos 15 e 16).
Por isso, Jesus responde à mulher com uma bem-aventurança: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam”.
Jesus está indiretamente passando o recado para aqueles que não ouvem e nem colocam em prática a Palavra de Deus, como determina a Lei expressa no livro de Deuteronômio: “A Palavra está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática” (Dt 30,14).
Observar é colocar em prática, é fazer o que Jesus ensinou, promovendo vida com dignidade para as pessoas, semeando o amor, a paz, a justiça, o respeito à diversidade.
A leitura do Evangelho de hoje pode ainda servir para o melhor discernimento nesse período eleitoral, momento em que, infelizmente certos políticos se aliam a alguns religiosos para instrumentalizar o sagrado em beneficio próprio, fazendo questionáveis leituras da Bíblia com a intenção de atacar os opositores e aterrorizar os eleitores com falsas informações (fake news). O nosso Papa Francisco atento a essas graves situações, tem com frequência reiterado para o mal uso do Evangelho, lembrando-nos daqueles religiosos do tempo de Jesus. Para Francisco, Jesus os criticava por usar a Palavra de Deus para benefício próprio.
Lembremo-nos que o Mestre proclamou a bem aventurança para aqueles que ouvem e colocam em prática a Palavra de Deus. Ler e ouvir o Evangelho nos faz perguntar se estamos seguindo Jesus, realizando o projeto de Deus neste mundo.
Oremos a Deus para que possamos abrir nosso coração para acolher a Palavra que se revela na Bíblia e na Vida. Amém!
Ouça no Podcast Ignatiana [link]
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Palavra de Deus Simone Furquim Guimarães Bancada da Bíblia CEBI Evangelho de Lucas Justiça e Paz Leitura popular da Bíblia Palavra de Deus
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.