Felizes entranhas

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho hoje é Lc 11,27-28. Nela, há um belo relato de uma mulher anônima e corajosa que grita no meio da multidão:

Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!

Lucas nos mostra que a mulher compreendeu e reconheceu a realização das Escrituras em Jesus: “felizes as entranhas…” Esse grito carrega um profundo significado teológico ao reconhecer a origem humana e divina de Jesus.

Lucas coloca no mesmo capítulo o relato daqueles que não compreenderam Jesus e ainda o acusaram de ser enviado por Belzebu ou mesmo não acreditaram em sua messianidade (conforme nos relata a leitura anterior nos versículos 15 e 16).

Por isso, Jesus responde à mulher com uma bem-aventurança: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam”.

Jesus está indiretamente passando o recado para aqueles que não ouvem e nem colocam em prática a Palavra de Deus, como determina a Lei expressa no livro de Deuteronômio: “A Palavra está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática” (Dt 30,14).

Observar é colocar em prática, é fazer o que Jesus ensinou, promovendo vida com dignidade para as pessoas, semeando o amor, a paz, a justiça, o respeito à diversidade. 

A leitura do Evangelho de hoje pode ainda servir para o melhor discernimento nesse período eleitoral, momento em que, infelizmente certos políticos se aliam a alguns religiosos para instrumentalizar o sagrado em beneficio próprio, fazendo questionáveis leituras da Bíblia com a intenção de atacar os opositores e aterrorizar os eleitores com falsas informações (fake news).  O nosso Papa Francisco atento a essas graves situações, tem com frequência reiterado para o mal uso do Evangelho, lembrando-nos daqueles religiosos do tempo de Jesus. Para Francisco, Jesus os criticava por usar a Palavra de Deus para benefício próprio.

Lembremo-nos que o Mestre proclamou a bem aventurança para aqueles que ouvem e colocam em prática a Palavra de Deus. Ler e ouvir o Evangelho nos faz perguntar se estamos seguindo Jesus, realizando o projeto de Deus neste mundo.

Oremos a Deus para que possamos abrir nosso coração para acolher a Palavra que se revela na Bíblia e na Vida. Amém!


Ouça no Podcast Ignatiana [link]


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatina.

Palavra de Deus Simone Furquim Guimarães

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: