Thierry: servo fiel e amigo dos pobres

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho hoje é Mc 6,30-34. A leitura dá início ao relato do banquete que promove vida, que alimenta a alma e o corpo do povo no deserto (Mc 6,35-44). Dá início ao relato da partilha dos pães e dos peixes.

O Evangelho toca nossos corações ao revelar o sentimento de Jesus ao ver a multidão faminta e desolada: “Ao descer do barco, Jesus viu a grande multidão e ficou tomado de compaixão por eles, pois estavam como ovelhas sem pastor” (v.34). O termo “compaixão” vem do hebraico (rehem) e quer dizer útero, entranhas. É um sentimento forte, que vem do ventre, comparável ao amor materno.

Temos então duas figuras importantes que se relaciona ao cuidado: do pastor e da mãe, do amor materno. O Evangelho nos provoca e desperta o sentido do cuidar da vida das pessoas e em todas as suas dimensões, assim como Jesus alimenta a alma tantas vezes destruída pela desolação, desesperança provocadas pelos assim chamados “pastores” da época (fariseus, escribas, sacerdotes e governantes), que excluíam e dispersavam o povo, como já denunciara o profeta Jeremias (Jr 23,1).

A leitura do Evangelho de hoje nos faz atualizar a memória do Padre Thierry Linard, companheiro nosso da Comissão Justiça e Paz de Brasília, que encerrou sua caminhada aqui na terra, no dia 30 de janeiro deste ano.

Assim como Jesus, pe. Thierry viu e sentiu compaixão das “ovelhas” que sofriam sem água, esgoto, energia, saúde e educação nas favelas do Rio de Janeiro, local que por opção celebrava missas, batizava, cuidava das feridas e sofrimento daquele povo que tanto amou e sentiu compaixão.

Assim como seu mestre, Santo Inácio de Loyola, Thierry, em seus exercícios espirituais e no discernimento para seguir cada vez mais o Senhor, sentia o cheiro das ovelhas e elas o conhecia, pois ele falava com autoridade, isto é: não havia separação entre o seu falar e a sua ação.

Intelectual primoroso tinha sempre um pé na academia, na formulação e assessoria à igreja no Brasil e o outro na educação popular.

Gratidão, amigo nosso e seguidor apaixonado pelo Evangelho! Aqui estaremos sempre contigo no coração e afirmando à vida a compaixão pelos que tanto sofrem e não desistem jamais.

Gratidão, servo fiel e amigo dos pobres! Que Santo Inácio lhe conduza ao coração amoroso da Mãe de nosso Deus!


Ouça no Podcast Ignatiana


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatina.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: