Alegria de gratidão

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Lc 1,39-47. Relata o encontro entre duas mulheres: Maria e Isabel. É emocionante perceber a manifestação divina neste encontro. Isabel fica cheia do Espírito Santo.

Quando nos colocamos prontamente a servir – como fez Maria – e a receber, acolher o outro – como fez Isabel – sentimos em nós uma alegria de gratidão. É o Espírito Santo que habita em nós.

O encontro das duas mulheres simboliza também o encontro entre a tradição antiga e a Boa Nova que se revelará nos evangelhos. Por isso, o menino João, que é o anunciador dessa Boa Nova, pula de alegria no ventre de Isabel, antecipando a alegria que virá adiante.

Maria carrega em seu ventre o menino Jesus, carrega o sagrado. No tempo do antigo Israel, na época em que vivia em tribos, Deus era conduzido na Arca da Aliança, peregrinava de casa em casa, visitando seu povo. Assim foi aconteceu na casa de Obed-Edom, a arca permaneceu por três meses, abençoando toda a família (2Sam 6,11). Agora Deus visita a casa de Zacarias e Isabel, está no ventre de Maria. E lá permanece por três meses (cf. v.56).

A simbologia do encontro de Maria com Isabel nos conduz a várias reflexões para nosso dia. Entre elas, a importância da visita que leva a Boa-nova, sobretudo para aquelas pessoas que mais necessitam.

O advento é tempo de gestar em nós o significado essencial do Evangelho: colocar-se a serviço, como Maria se colocou; sermos uma igreja em saída, em busca dos vulneráveis e empobrecidos de nossa sociedade, assim como fez Jesus; e carregarmos em nós a arca da Aliança, o Deus menino, levando a Boa Notícia.

Ouça no Podcast Ignatiana


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatina.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: