Bom cristão, boa cristã
Simone Furquim Guimarães
A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Lc 6,43-49. Jesus conta três parábolas: da árvore boa e ruim, do tesouro bom e ruim e do homem que constrói a casa sobre a rocha. Nestas parábolas há elementos comparativos para ensinar como deve ser e fazer o bom cristão: deve ser a árvore boa, os frutos bons, o bom tesouro e o bom construtor. Se assim o faz não cairão na contradição e ruína, pois ouve a palavra de Deus e a coloca em prática. São diferentes dos hipócritas, aqueles que fazem belos discursos, que passam por tementes a Deus, mas não praticam a Palavra de Deus.
Sempre vivemos um conflito complicado entre o dizer e o fazer. Quantas palavras bonitas não saem da boca de tantas pessoas que depositamos confiança, seja ela no âmbito familiar, comunitário ou social. Quantas lideranças não dizem e prometem coisas boas, porém na prática estão viciadas pelos maus costumes e reproduzem a hipocrisia das autoridades políticas e religiosas do tempo de Jesus.
A teoria e a prática era o problema que levava a destruição da dignidade de vida das pessoas desde o tempo de Jesus, percorria também no tempo das primeiras comunidades cristãs, como ilustra o Evangelho segundo Lucas e acontece com nós hoje. Saber ouvir, aderir e praticar verdadeiramente o Evangelho é construir com alicerce bem seguro nossa vida, nossa comunidade, nossa igreja, nossa sociedade.
Neste tempo que estamos vivendo Jesus diz: “a boca fala do que o coração está cheio”. Que nosso coração se encha de paz, solidariedade, fraternidade, liberdade e amor cristão para construirmos um mundo possível.
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.