Com a alegria das crianças
Simone Furquim Guimarães
A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Mt 19,13-15. Nela nos revela que as crianças são sinais do Reino dos Céus.
Mateus narra Jesus no território da Judéia, aproximando-se do seu caminho final neste mundo, aproximando-se da realização de sua Glória, do Reino dos Céus. Nesse caminho aparecem as crianças que, na cultura da época eram desvalorizadas, assim como as mulheres, não eram contadas na sociedade, não podiam se aproximar de um mestre.
Jesus descontrói essa ideia contra as crianças e ensina para os discípulos a valorizar e a aprender com elas:
Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim, pois delas é o Reino dos Céus.
Jesus impõe as mãos sobre as crianças, como num ritual de consagração a Deus (1Tm 4,14) e abençoa-as e diz que o Reino já pertence a elas, não é algo a ser alcançado. Isto porque elas já vivem os sinais do Reino. Conhecemos em Mateus Jesus afirmando isso no alto da montanha, na proclamação das Bem Aventuranças: o Reino dos Céus também já é dos pobres no espírito (Mt 5,3) e dos que promovem a justiça (Mt 5,10).
Aqui na terra, as crianças, os pobres no espírito, os que promovem a justiça nos ensinam a construir e viver os sinais do Reino. Cabe a nós ter o discernimento para compreender essas coisas e como fazê-las (v.12).
Com a alegria das crianças, vamos cantar, dançar e aprender a “mudar nossa história”, construindo os sinais do Reino, assim como poetisa tão bem o cantor Zé Vicente:
Criançada faça a roda Que a esperança quer dançar Vão em frente abrir caminhos Nova história quer chegar.
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.