Agentes curadores

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Mt 17,14-20. A palavra chave é fé.

Um pai procura Jesus e diz que os discípulos de Jesus não conseguiram curar seu filho. Os próprios discípulos parecem não entender porque não conseguiram curar o menino. Então, Jesus explica: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível”.

Ao falar com os discípulos, Jesus alerta a igreja cristã, primeira a receber as instruções sobre o Reino dos Céus, que sem a fé, mesmo que pequena (do tamanho de um grão de mostarda) não é possível mover obstáculos, como as montanhas. Jesus está olhando para as montanhas de Jerusalém. E Jerusalém é onde concentra os poderes que oprimem, exploram e adoecem as pessoas.

Remover esse problema da vida das pessoas demanda que os discípulos, e todos nós sejamos fiéis ao projeto de Deus. A fé é fidelidade a Deus e a seus ensinamentos. Sem a fé, não é possível seguir na missão cristã: libertar o povo dessa alienação (epilepsia, cegueira, paralisia, possessão etc.) que é doença fruto de opressão e exploração que deixa o doente excluído da sociedade e da religião.

Em nossas igrejas, em nossas missões, no nosso dia a dia, a fé em Jesus, que é o Evangelho, nos tornam capazes de sermos agentes curadores, nos dá força, esperança, converte nosso coração, move nosso agir para transformar esse mundo em um mundo melhor, em um mundo possível, saudável e habitável.

Oremos a Deus para abrir nossos ouvidos, nossos olhos na fé, na escuta e percepção dos sinais do Reino dos Céus em nossas vidas.


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatina.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: