A oração na vida cotidiana
María de las Mercedes Blanco de Dios
Pelo Batismo todos nós somos incorporados a Cristo. Independente da opção de vida, todos somos chamados a viver para os outros e deixar agir em nós a ação do Espírito Santo pelo qual somos ungidos no batismo, e assim fazer a experiência de seguir Jesus Cristo, vivendo o amor e servindo aos irmãos.
Todos fomos chamados a viver esta experiência quando Jesus Cristo ensinou os discípulos a rezar o “Pai Nosso”, isto é, Pai de todos sem distinção. Um Pai universal cheio de amor e ternura por todas as criaturas. Se somos todos incluídos como filhos de Deus e, portanto, irmãos em Cristo, e se queremos fazer, também, esta experiência de um Deus que nos ama, e nos quer como seus interlocutores, temos que assumir a vida de Jesus Cristo – seu agir e falar – e viver uma vida de amor e serviço aos irmãos necessitados, dentro do nosso dia-a-dia.
Com a graça de Deus, podemos viver em oração a nossa vida, pois mesmo que nem tudo seja oração, na nossa vida a oração precisa ser tudo. O nosso diálogo com Deus através da oração deve ser constante, pois toda a sua Criação nos chama para essa relação e para esse diálogo. Mas devemos estar atentos para que esse encontro, e esse diálogo com o Senhor, não seja um simples monólogo. Devemos abrir nosso coração para essa escuta, deixando que a graça do Espírito Santo nos ilumine e alargue nossos horizontes, para que possamos discernir em todos os momentos do nosso cotidiano qual é a vontade de Deus. E não só descobrir essa vontade, mas deixar que o mesmo Espírito nos conduza e fortaleça, para sabermos como agir contra tudo que possa macular a Criação santa de Deus.
Tomar consciência de que somos filhos de Deus e viver seguindo os passos de Jesus Cristo é uma árdua tarefa. Vivemos num mundo onde o consumismo, com seus atrativos, nos leva, por vezes, a um afastamento da nossa missão de viver em amor e solidariedade, de fazer nossas as dificuldades do outro. Por isso, não podemos nos furtar a cumprir a missão de anunciar o Evangelho através de um engajamento maior na comunidade, paróquia, trabalho, lar, ou qualquer lugar onde nos encontremos. Devemos lutar contra tudo que nos impeça de dar testemunho de nossa fé, e demonstrar coragem para lutar contra toda e qualquer forma de injustiça. É a nós, leigos que desejamos ser colaboradores da nova evangelização, que a Igreja convoca a participar nos diversos ministérios para aos quais tivermos os dons necessários, e a sermos testemunhas e presença, em todos os lugares e circunstâncias, da missão de Jesus Cristo.
A oração na vida cotidiana nos leva a tomar, cada vez mais, a consciência e a responsabilidade de viver a experiência do encontro com o amor de Deus, que se manifesta em todas as coisas, que transforma a nossa vida em querer cada vez mais sentir que o amor, uma vez experimentado, nos impulsiona para crescer mais e mais no serviço ao próximo e que tudo na vida se torna relativo diante do absoluto que é o amor de Deus.
“Em tudo Amar e Servir”
María de las Mercedes Blanco de Dios é leiga, pertencente à Comunidade de Vida Cristã (CVX), comunidade São Marcos, Rio de Janeiro (RJ).
Imagem em destaque: Lígia de Medeiro — Azulejo Labirinto com um viés indígena
Comunidade de Vida Cristã (CVX) Espiritualidade cristã Leigas e leigos Espiritualidade inaciana Exercícios Espirituais
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.
Sua ações e reações no cotidiano revelam o efeito da oração em sua vida. Obrigada por compartilhar conosco!
CurtirCurtir
Tua oração testemunha diálogo com Jesus amigo!
Gratidão!
Maria Inés Tozatto
CurtirCurtir
Obrigada pelo texto que nos sinaliza uma vida de busca daquele em que estão todas as coisas
CurtirCurtir