O entendimento da espiritualidade inaciana como instrumento de construção pessoal
Leonardo Campos de Carvalho
Nasci no berço de uma família católica. Meu pai estudou em um Seminário até os 17 anos e minha mãe em colégio de freiras da Companhia de Maria em sua adolescência. Assim, desde o início, a vivência da fé cristã era uma realidade em minha vida.
No ano de 1976, ingressei no Colégio Loyola de Belo Horizonte e entrei em contato com o jeito jesuíta de ser. A vivência no Colégio tornou-se uma nova família. A integração com professores, colegas e escola permitiu uma experiência única de interação. A convivência com os colegas e esta interação foi tão forte que até hoje, 35 anos após termos saído do colégio, nos encontramos e conversamos sobre aquela época de uma forma única!!!
No início dos anos 1980, a primeira comunhão foi um marco na minha vida de cristão. Comungar o Corpo e o Sangue de Cristo deu um novo sentido à caminhada da fé. No Colégio, eu já participava dos DDF (Dias de Formação) na antiga Vila Fátima, palco de muitas experiências espirituais.
Naquela época, o mundo e o Brasil viviam uma fase de busca pela liberdade!! A Igreja, sobretudo na América Latina, iluminada pelos ares de Puebla e do Vaticano Segundo, pregava a opção pelos pobres, como forma de viver o MAGIS do Evangelho. Esta percepção de ser solidário e ver Cristo no irmão pobre fora feita na experiência de Inácio em Manresa.
Nesta fase, entrava na adolescência!! No Colégio, a experiência forte do Estágio Social, os encontros da Escalada e primeiro grupo de GVX após a Semana Santa Jovem em Itaici (onde conheci Eneida, mãe de meus filhos Filipe e Gabriel) foram divisores de águas na minha experiência de fé. Foram muitos os amigos e irmãos jesuítas que fizeram parte deste tempo e que estão guardados carinhosamente na minha memória.
Diante de tanta graça, afetado pelo desejo de viver e conhecer melhor esta espiritualidade inaciana que movia tantas pessoas, entrei na primeira Comunidade de Vida Cristã (CVX). Naquele momento da vida, já universitário e tendo o mundo a conquistar, o entendimento e a vivência das riquezas da espiritualidade construída por Inácio, fizeram e fazem da minha vida uma experiência de gratidão e reverência constante a Deus, nosso Pai.

Como é libertador, rezar o Princípio e Fundamento!!! Este Deus que nos cria para sermos agentes de transformação do mundo, utilizando nossos talentos, com compromisso de usar das coisas para o bem comum e aí viver em plenitude.
Rezando a Primeira Semana, entende-se que o pecado que convive conosco não é maior que a graça e a misericórdia do Pai que nos ama e está sempre de braços abertos, como na parábola do filho pródigo, nos esperando.
Já no início da minha vida profissional, a vivência da experiência da Segunda Semana foi fundamental para, utilizando as regras de discernimento, entender o que o Senhor me apresentava como caminhos a seguir na profissão.
Hoje, já pai de Filipe e Gabriel, com minha companheira Cássia (Catita, mãe de Thiago e Mateus), e membro da CVX Maria em Belo Horizonte, procuro viver esta fé comprometida com as causas do Evangelho, inserido no mundo do trabalho, com um estilo de vida simples e agraciado pelas bênçãos do Senhor!!
A vida do dia a dia nos traz desafios!!! Muitas vezes sentimos a solidão, a insegurança, como que a experiência de Cristo na sua Paixão e morte!! Contudo, ao praticarmos a oração diária e o discernimento proposto por Inácio, temos a oportunidade de fazermos melhores escolhas para nós e para o mundo.
Sigamos, na condição de povo de Deus, Igreja caminhante, na busca do MAGIS e na construção de um mundo melhor para o qual fomos criados, iluminados pela proposta do Papa Francisco, neste ano Inaciano, que é ver Deus em todas as coisas.
Leonardo Campos de Carvalho é leigo, pertencente à Comunidade de Vida Cristã (CVX), comunidade Maria, Belo Horizonte (MG).
Imagem: Sem Título, 1974 — Nello Nuno, Carlos Wolney. Coleção Anamélia Lopes Rangel. Enciclopédia Itaú Cultural
Comunidade de Vida Cristã (CVX) Espiritualidade cristã Leigas e leigos colégio jesuíta Companhia de Jesus Espiritualidade inaciana Exercícios Espirituais
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.
Muito bom poder ler a própria história e reconhecer a presença amorosa de Deus, sempre cuidando! Obrigada por compartilhar!
CurtirCurtir
A vocação inaciana realmente muda a vida e ajuda a viver os dons de Deus! Gratidão companheiro.
CurtirCurtir