O encontro com a pessoa de Cristo hoje

Denise Aboim Sande e Oliveira

Eu sou uma contadora de histórias. É o que me descobri sendo, é como o Senhor me vê. Há alguns anos que, na oração e na vida, tenho buscado discernir o que isso significa verdadeiramente.

Recentemente li a autobiografia de Joseph Michael Straczynski, escritor e produtor de várias séries de ficção científica como Sense8 e Babylon 5, quadrinhos da Marvel e DC, e do roteiro do filme “A Troca”, dirigido por Clint Eastwood. Eu conheci seu trabalho há mais de duas décadas, ao assistir Babylon 5 e ficar admirada com sua trama profundamente humana e mesmo espiritual, que JMS (como costuma se identificar na Internet) escreveu praticamente sozinho ao longo de 5 anos de trabalho intenso. Buscando orientação para aperfeiçoar-me na arte da escrita, encontrei sua obra, e este encontro foi surpreendente. Deus é surpreendente.

A vida de JMS não foi fácil. Nascido na miséria, de uma família profundamente disfuncional: um pai abusivo, que ele descreve como a figura do próprio demônio, e uma mãe que o jogou do topo de um prédio para a morte (foi salvo pela fiação na fachada), ele parecia destinado a uma vida curta e trágica, ou mesmo a se tornar um monstro como o pai. O encontro com uma Pessoa transformou a sua vida, porém, dando-lhe forças e inspiração para se reinventar e construir uma carreira única em Hollywood.

Essa figura não foi a de Cristo ou de algum santo, como para Inácio, nem mesmo a vida heroica de uma pessoa real, como Mahatma Gandhi. Não, a figura que de fato salvou a sua vida e lhe deu a inspiração que precisava, em um momento crucial de sua juventude, para superar as suas circunstâncias e ser mais, foi a do Super-Homem, personagem fictício de quadrinhos. Inspirado por esse personagem, JMS encontrou a energia e a visão para superar o ciclo de violência e morte de sua família, e tornar-se ele mesmo uma inspiração para milhões. Sua autobiografia*, intitulada “Tornando-me Super-Homem”, relata essa trajetória, entremeada por uma trama de mistério em que ele, já adulto, busca desvelar os segredos terríveis que seu pai era capaz de tudo para manter encobertos.

Essa não é uma apresentação de sua obra, embora eu recomende enfaticamente a leitura de sua autobiografia. A reflexão que eu gostaria de fazer com vocês é como se dá o encontro com a Pessoa Viva de Jesus Cristo no mundo de hoje. Porque, para JMS, esse encontro se deu na figura do Super-Homem.

A Boa Nova anunciada por Jesus toma forma no encontro com sua Pessoa, mais do que em ideias. É diante da Pessoa de Cristo que podemos conhecer verdadeiramente a Deus e discernir sua Vontade em nossas vidas. Esse Encontro hoje se dá primeiramente de dois modos. Ele se dá através de histórias contadas por aqueles que conheceram a Jesus pessoalmente e deram testemunho de suas palavras e ações, e também por aqueles que, tendo aprendido a reconhecê-lo, experimentaram em suas próprias vidas o encontro com o Deus Vivo e transmitiram estas experiências adiante para nós. Ele também se dá, no presente, através de encontros com pessoas reais, concretas, que buscam viver suas próprias vidas no seguimento deste Jesus. Estas duas formas se complementam: as histórias ajudam a compreender as vidas de quem encontramos, e essas vidas ilustram as histórias.

O critério de discernimento para validar estas experiências é sempre Jesus de Nazaré, a pessoa histórica que trilhou os caminhos poeirentos da Judeia e Galileia a cerca de dois mil anos atrás. Porque o Ressuscitado é o Crucificado, Deus mesmo que se fez um de nós e assumiu nossa realidade com todas as suas consequências.

A questão é que hoje em dia, e por culpa de nós cristãos, a figura de Cristo está tão sobrecarregada de tintas e máscaras e deturpações que é difícil, trabalhoso mesmo, retirar todas as máscaras, piedosas ou não, com que O recobrimos, para o encontro pessoal com Aquele que nos convida. Isso quando nossas ações não são uma traição mesmo do seu Espírito, fazendo com que Gandhi, por exemplo, admirasse Cristo, mas não os cristãos. Para nós, cristãos, estes contratestemunhos são razão de dor e sofrimento. Para os não cristãos, são obstáculo ao encontro.

Porém Deus é sempre surpreendente, e não se limita a estes dois modos. Há uma terceira forma, que é a ação mesma de Deus em nós, criados à sua imagem e semelhança, e inspirados pelo Espírito enviado pelo Pai e pelo Filho. O Encontro com o Senhor se dá, em última instância, no coração de cada pessoa humana, pois Deus mesmo deseja se comunicar conosco. E o Espírito é capaz de aproveitar qualquer oportunidade para aprofundar este encontro.

A Igreja serve ao Reinar de Deus, não é sua dona. Quando a imagem pública de Cristo e dos cristãos se torna obstáculo, o encontro com pessoas de boa vontade e a leitura de suas histórias pode se tornar a ponte para esse Encontro com o Deus Vivo.

Mais além. As histórias que nós seres humanos contamos não se limitam a fatos reais, envolvendo pessoas concretas. A imaginação é um dom poderoso, presente do próprio Deus, que nos permite imaginar realidades alternativas, inspirando-nos para mais, como com Inácio durante sua recuperação. E os personagens que construímos para habitar estas histórias nos permitem tanto cristalizar os valores e ideais com que sonhamos, como trabalhar a forma de lidar com as dificuldades de nossas vidas.

As histórias de ficção são poderosas. Jesus as usou intensamente, na forma de parábolas. Nós podemos nos identificar com o Jovem Rico, com as Virgens que esperam com suas lamparinas, com o Samaritano em estradas estrangeiras… Ou com Luke Skywalker, Hermione Granger, o Homem-Aranha ou Chihiro. Mesmo quando não tendo uma pessoa concreta por trás, inúmeras obras de ficção inspiraram e continuam inspirando pessoas, como os quadrinhos do Super-Homem inspiraram o pequeno Joe a seguir um caminho diferente do seu pai.

Somos chamados a seguir o caminho do Espírito aí onde se revela, mesmo além das fronteiras das comunidades cristãs, e independente da fé proferida, ou não, por aqueles a quem Deus dirige a Boa Nova. Deus não se deixa limitar por distinções humanas.

Cumpre a nós anunciar o Cristo verdadeiro e ajudar as pessoas que O buscam a encontrá-lo em suas vidas. Mas também cumpre a nós discernir a presença e a ação do seu Espírito no mundo, reconhecendo as formas em que se dá a conhecer, para seguir seus passos. E neste momento o que descubro, para minha grande consolação, é que esse encontro pode se dar mesmo com o intermédio de pessoas reais ou fictícias em cujas vidas se manifesta o Espírito, mais para além dos limites que costumamos nos impor. Contar suas histórias, é para isso que me sinto chamada.

* STRACZYNSKI J. M., Becoming Superman. Ed HarperCollins, New York, USA, 480p, 2019. ISBN 978-0-06-285784-2


Denise Aboim Sande e Oliveira é leiga, pertencente à Comunidade de Vida Cristã (CVX), comunidade Nossa Senhora de Nazaré, Rio de Janeiro (RJ).

CVX: Uma Vocação

Imagem: Flávio de Carvalho (1899-1973) — Ascensão Definitiva de Cristo, 1932. Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Comunidade de Vida Cristã (CVX) Espiritualidade cristã Leigas e leigos

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

1 comentário Deixe um comentário

  1. Como você afirma, Deus é surpreendente!
    Obrigada por acolher o dom de contar histórias que Ele lhe deu. E de compartilhá-las conosco!

    Curtir

Deixe um comentário