Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Thierry Linard de Guertechin, SJ

Província dos Jesuítas do Brasil 

É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil informa o falecimento do Pe. Thierry Linard de Guertechin, SJ, na madrugada deste domingo (30). Ele se encontrava em tratamento de saúde em São Paulo (SP).

Nascido no dia 7 de abril de 1944, em Bruxelas (Bélgica), Pe. Thierry entrou na Companhia de Jesus em setembro de 1962. Toda a sua formação foi feita na Bélgica e lá foi ordenado, em 28 de junho de 1975, pelo Cardeal Joseph Suenens, Arcebispo de Bruxelas-Malines.  No mesmo ano, em 13 de novembro, ele viajou ao Brasil como missionário. Em 2000, foi transcrito para a antiga Província Brasil Centro-Leste (BRC).

Formou-se em Demografia e lecionou essa disciplina na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), entre 1975 e 1979, exclusivamente. Depois, dividia as aulas na PUC-Rio com os cursos no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (IBRADES/Centro João XXXIII), as assessorias e o trabalho pastoral na Rocinha). Nesta comunidade pobre, o Pe Thierry adquiriu uma casa e nela fez uma experiência de inserção. Esta casa, hoje, é administrada pela Ação Social P. Anchieta (ASPA), entidade que tinha o jesuíta como Assessor e Diretor Espiritual.

Em 1998, com a mudança do IBRADES para a Brasília (DF), Pe. Thierry mudou-se para a Capital Federal, onde, além de trabalhar no instituto (onde foi diretor de 2000 a 2004), tornou-se membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese e da Comissão Nacional de Justiça e Paz, e coordenador do Diálogos em Construção (OLMA-Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida). Foi assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) até 2016 e Diretor do Centro Cultural de Brasília de 2005 a 2011. Chegou acompanhar a Comunidade de Vida Cristã (CVX) e ter ministérios na periferia.

Desde 2008, ele tinha diagnóstico de gânglios infectados na garganta. Já sido submetido por vários procedimentos médicos. No ano passado, a situação se agravou e ele precisou afastar-se de suas atividades, sendo transferido para a Casa de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada, em São Paulo (SP). Faleceu neste domingo, às 1h da madrugada. Seu corpo será trasladado para Brasília, onde será sepultado. Em função do translado, ainda não temos definido os horários de velório, missa e sepultamento. Quando definidos, informaremos a todos.

A Província do Brasil se solidariza com os familiares do Pe. Thierry, jesuítas e amigos.


Publicação original: Jesuítas Brasil

Jesuítas

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: