Pe. Thierry Linard de Guertechin, SJ (1944-2022) — homenagens

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 14,6

A Conferência dos Religiosos e das Religiosas do Brasil, em nome de todos os religiosos e religiosas, se solidariza com a Companhia de Jesus e expressa vivos sentimentos de pesar pela partida do Pe. Thierry.
Ao mesmo tempo, louva a Deus, pela vida e pelo bem imenso que Pe. Thierry semeou entre as pessoas consagradas e na Igreja.
Sua Páscoa nos fala de Ressurreição, de ressignificação no coração e na vida de todas as pessoas. Seja tudo, e também este momento, “Para a Maior Glória de Deus”.

CRB Nacional [link]


Ser o que se é, falar o que se crê, crer no que se prega, viver o que se proclama até as últimas consequências.

Dom Pedro Casaldáliga

A Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil e a Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestam sua solidariedade e condolências pela páscoa do padre jesuíta Thierry Linard de Guertechin. A REPAM-Brasil e a CEA se unem, neste momento de tristeza e saudade, à toda a Igreja de Brasília-DF, à Companhia de Jesus, familiares, jesuítas e amigos que sentem a dor de sua partida.

Padre Thierry cumpriu sua missão evangelizadora dedicando-se à defesa dos direitos dos pobres e excluídos. Defensor de uma economia mais humana e ecológica, o sacerdote apoiou a caminhada da REPAM-Brasil e da CEA na defesa da Amazônia e seus povos. Que seu testemunho nos inspire, ensine e anime na busca pelo Reino de Deus.
Fraternalmente,

Dom Erwin Kräutler
Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil

Dom Cláudio Hummes
Presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia/CEA


Nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) [link]


Acompanho com minha oração a acolhida do padre Thierry na Paz Eterna do Senhor. Gratidão pela nobre contribuição à CNBB.

Dom Mário Antônio
Bispo de Roraima
2º Vice-presidente da CNBB


Deus o receba em seu Reino. Prestou um grande serviço a Igreja no Brasil.

Dom Leonardo Urich Steiner
Arcebispo de Manaus


Hoje os textos litúrgicos nos falam da profecia, da defesa dos pobres, do verdadeiro amor que não passa…
Pe. Thierry faz sua Páscoa neste dia…

Obrigado, irmão, pela teimosia por justiça e paz.
Descansa no colo de Deus!

Dom Luiz Fernando
Arcebispo de Cachoeiro do Itapemirim (ES)


Nossa gratidão ao nosso Pe. Thierry pela amizade, companheirismo no grupo de análise de conjuntura, por tudo que contribuiu para a Igreja no Brasil.

Que seja recebido com amor no festim da eternidade.

Dom Francisco Lima
Bispo de Carolina (MA) e coordenador do Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB


Grande perda. O testemunho do Pe. Thierry nos inspire nestes tempos tão estranhos à dinâmica do Reino. Que goze da alegria sem fim em Deus.

Dom João Justino
Arcebispo de Montes Claros (MG),
nomeado Arcebispo de Goiânia (GO)


Foi um grande amigo da nossa Diocese e muito generoso na busca de ajuda para a manutenção do nosso hospital na cidade de Ceres. Deus o acolha e recompense pelo bem que fez.

Dom Jeová Elias
Bispo de Goiás (GO)


Eu me uno aos sentimentos de dor dos familiares do Pe. Thierry, dos seus irmãos Jesuítas e de todos os seus amigos e amigas, por sua “partida”. Minhas sinceras condolências.

Minha comunhão, também, na esperança, nutrida pela caridade de Cristo que o Pe. Thierry testemunhou. Vida doada por amor, sobretudo aos pequenos. Inspiração a todos e todas que convivemos com ele e a quem ainda conhecerá sua bela história de vida e seu legado, digno da “unção” que recebeu.
Fraterno e solidário abraço.

Dom Reginaldo Andrietta
Bispo de Jales e responsável nacional pela Pastoral Operária


Deus receba o Pe. Thierry em seu Reino. Obrigado pelo seu serviço e seus ensinamentos.

Dom Flávio Giovanale
Bispo de Cruzeiro do Sul (AC)


Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do nosso querido Padre Tierry. Seu legado de profeta da fé está eternizado em nossos corações e mentes e sua presença agradável será sempre lembrada com saudade. Como escreveu Santo Agostinho “A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do caminho…”
Eu e toda nossa equipe do mandato manifestamos nossos sentimentos de solidariedade.
Abraço afetuoso

Deputado Patrus Ananias


Triste para todos nós seus amigos e companheiros de lutas por justiça aos pobres. Minha oração especial

Dom Guilherme Werlang
Bispo de Lages (SC), coordenador do GT da CNBB para o Pacto pela Vida e pelo Brasil


Deus acolha em seu Reino este nosso irmão. Pe. Thierry que tanto colaborou com a Igreja no Brasil.
Nossas orações e solidariedade aos Jesuítas.

Dom José Altevir
Bispo de Cametá (PA)


Compartilho minha gratidão pela vida dedicada de nosso querido Padre Thierry. Nesta madrugada acordei e rezei pela sua Páscoa… e pela manhã, vejo a notícia… Nesta composição da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) atual convivemos e celebramos a páscoa de três de nossos irmãos: Sérgio Sérvulo, padre Virgílio Uchoa e, agora, padre Thierry Linard.

Abraço a cada um e a cada uma de vocês que tivemos a alegria de conviver com nosso irmão, Padre Thierry, com sua sinceridade e bom humor, que não deixava que nem nos acomodássemos, nem perdêssemos a esperança!!! […]

Aos Jesuítas também, expresso nossos sentimentos, rogando a Deus que as abundantes sementes plantadas por Padre Thierry frutifiquem em pessoas comprometidas com a defesa da Justiça e da Paz, nestes tempos de tanto obscurantismo. Ganhamos mais um intercessor no Céu. Coragem, sigamos adiante com fé, esperança e caridade! Abraço fraterno,

Daniel Seidel
Secretário executivo da CBJP.


Recebam nossas condolências pela perda inestimável do amigo Padre Thierry Linard. Um ser humano que iluminou tantas vidas sendo um exemplo de fé, fraternidade e amizade. Seu legado e ensinamento ficará entre nós com a certeza de que fomos privilegiados de contar com tudo que ele nos ofertou.
Sempre será lembrado com saudade.
Um abraço meu e de toda minha equipe que presta solidariedade e apoio.

Deputada Tereza Nelma


Me uno em orações pelo grande amigo, colega de trabalho, ser humano dos mais espetaculares – PADRE Thierry Linard, quando partilho com emoção a última grande aula que nos deu, no dia 15/09/2021, sobre a Fratelli Tutti, em ambiente da Câmara dos Deputados, para assessores de deputados e senadores. A exposição daquele momento impressionou a todos.
Pe. Thierry, você iluminou e engrandeceu a vida de todos que partilharam ao menos um pouquinho de sua sabedoria.

José Carlos Soares Pinto
CJP-DF e CBJP


Sou Maria Clara Bingemer, amiga do Thierry desde os anos 70. Grande amigo, amado irmão. Acompanhou nossa Comunidade de Vida Cristã (CVX) por décadas. Com um amor e fidelidade impressionantes. Devo muito a ele como pessoa, como jesuíta, como sacerdote. Conheço sua família a quem muito aprecio. Trabalhei com ele na Rocinha por dois anos. Muita saudade.

Maria Clara Bingemer
Teóloga, professora da PUC Rio

Jesuítas

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

2 comentários Deixe um comentário

  1. Me uno em orações pelo grande amigo, colega de trabalho, ser humano dos mais espetaculares – PADRE Thierry Linard, quando partilho com emoção a última grande aula que nos deu, no dia 15/09/2021, sobre a Fratelli Tutti, em ambiente da Câmara dos Deputados, para assessores de deputados e senadores. A exposição daquele momento impressionou a todos.
    Pe. Thierry, você iluminou e engrandeceu a vida de todos que partilharam ao menos um pouquinho de sua sabedoria.

    (José Carlos da CJP-DF e da CBJP)

    Curtir

  2. Sou Maria Clara Bingemer, amiga do Thierry desde os anos 70. Grande amigo, amado irmão. Acompanhou nossa CVX por décadas. Com um amor e fidelidade impressionantes. Devo muito a ele como pessoa, como jesuíta, como sacerdote. Conheço sua familia a quem muito aprecio. Trabalhei com ele na Rocinha por dois anos. Muita saudade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: