Shalom
Simone Furquim Guimarães
Estamos celebrando no tempo litúrgico a Oitava de Natal, que é o tempo de meditar tudo que ouvimos, vimos e conforme nos disseram as Escrituras, tanto no período do Advento como no ápice do Natal.
E o texto de hoje, que é o Evangelho de Lc 2,16-21, está em consonância com esse tempo de meditação. A comunidade cristã, que viveu no primeiro século, está nos dizendo tudo o que ouviram e aprenderam das testemunhas oculares de Jesus, de seus pais e que está conforme as Escrituras Sagradas. Esta é a palavra chave para nós cristãos e cristãs no tempo atual.
Desde o início do capítulo 2, somos conduzidos por esse processo de escutar, de ouvir e de meditar: os pastores viram e ouviram o que os anjos anunciaram. Correram para ver o menino, e glorificaram e louvaram por tudo que tinham visto e ouvido, conforme tinham dito e aprendido das Escrituras. Eles também anunciaram. E as pessoas que ouviram os pastores, ficaram maravilhadas. Maria meditava esse acontecimento em seu coração, em sua inteligência feminina sobre tudo o que aprendeu das Escrituras.
A comunidade cristã em torno do Evangelho de Lucas está a fazer a seguinte teologia: Jesus é o Messias, conforme nos disseram os profetas Isaías (Is 9,1-5; 11,6-9; 42,6; 49,6) e Miquéias (5,1).
A comunidade cristã em torno do Evangelho de Lucas nos ensina a viver esse tempo litúrgico: ouvir, ver, meditar para anunciar. Anunciar o Menino Jesus é anunciar o Evangelho. Como diz o Papa Francisco: o Evangelho da Alegria. Pois a palavra Evangelho, da língua grega, significa Boa Notícia!
Hoje, primeiro dia do ano de 2022, somos uníssonos em anunciar a Boa Notícia. Todos e todas anunciamos a Paz porque desejamos firmemente a Paz. E essa palavra tem um significado muito profundo para Jesus. É o Shalom. O Shalom, a paz, não é somente a ausência de guerra. A paz compreende tudo que o ser humano precisa, e tem direito, para viver uma vida plena. Todos, sem exceção, têm direitos de viver com dignidade. É o que mais queremos para este ano e os anos vindouros.
Portanto, assim como a comunidade lucana, vamos também dar continuidade no anuncio da Boa Notícia, vamos vivenciar a Boa Notícia, a Paz de Jesus neste ano de 2022!
Feliz Ano Novo e Shalom!!!
Ouça no Podcast Ignatiana
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.