Shalom

Simone Furquim Guimarães

Estamos celebrando no tempo litúrgico a Oitava de Natal, que é o tempo de meditar tudo que ouvimos, vimos e conforme nos disseram as Escrituras, tanto no período do Advento como no ápice do Natal.

E o texto de hoje, que é o Evangelho de Lc 2,16-21, está em consonância com esse tempo de meditação.  A comunidade cristã, que viveu no primeiro século, está nos dizendo tudo o que ouviram e aprenderam das testemunhas oculares de Jesus, de seus pais e que está conforme as Escrituras Sagradas. Esta é a palavra chave para nós cristãos e cristãs no tempo atual.

Desde o início do capítulo 2, somos conduzidos por esse processo de escutar, de ouvir e de meditar: os pastores viram e ouviram o que os anjos anunciaram. Correram para ver o menino, e glorificaram e louvaram por tudo que tinham visto e ouvido, conforme tinham dito e aprendido das Escrituras. Eles também anunciaram. E as pessoas que ouviram os pastores, ficaram maravilhadas. Maria meditava esse acontecimento em seu coração, em sua inteligência feminina sobre tudo o que aprendeu das Escrituras.

A comunidade cristã em torno do Evangelho de Lucas está a fazer a seguinte teologia: Jesus é o Messias, conforme nos disseram os profetas Isaías (Is 9,1-5; 11,6-9; 42,6; 49,6) e Miquéias (5,1).

A comunidade cristã em torno do Evangelho de Lucas nos ensina a viver esse tempo litúrgico: ouvir, ver, meditar para anunciar. Anunciar o Menino Jesus é anunciar o Evangelho. Como diz o Papa Francisco: o Evangelho da Alegria. Pois a palavra Evangelho, da língua grega, significa Boa Notícia!

Hoje, primeiro dia do ano de 2022, somos uníssonos em anunciar a Boa Notícia. Todos e todas anunciamos a Paz porque desejamos firmemente a Paz. E essa palavra tem um significado muito profundo para Jesus. É o Shalom. O Shalom, a paz, não é somente a ausência de guerra. A paz compreende tudo que o ser humano precisa, e tem direito, para viver uma vida plena. Todos, sem exceção, têm direitos de viver com dignidade. É o que mais queremos para este ano e os anos vindouros.  

Portanto, assim como a comunidade lucana, vamos também dar continuidade no anuncio da Boa Notícia, vamos vivenciar a Boa Notícia, a Paz de Jesus neste ano de 2022!

Feliz Ano Novo e Shalom!!!


Ouça no Podcast Ignatiana


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatina.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: