Justiça social

Simone Furquim Guimarães

A leitura bíblica convida-nos a falar de Justiça social. Essa temática é recorrente nos textos bíblicos. Para Jesus, fazer justiça é libertar os oprimidos, ajudar os necessitados, levantar os pobres.

A parábola do “mau rico e o pobre Lázaro” (Lc 16, 1-31) nos faz ver o abismo social que separa a existência de vida entre o rico e o pobre (Lázaro). Ilustra bem o principal contraste nas sociedades, inclusive aqui em Brasília. De um lado, temos a riqueza que chega ser agressiva; do outro, o pobre sem recursos, sem direitos, a população em situação de rua.  O pobre Lázaro coberto de úlceras, impuro, sem ninguém que o acolhe, a não ser os cachorros que lambem suas feridas. Na parábola e na vida real, o que separa os dois é a porta fechada da casa do rico, é o fechamento de políticas públicas que atendam as necessidades básicas e a dignidade dessas pessoas.

A beleza do texto é que até o nome dos personagens tem um significado. Isto quer dizer que o nome do pobre é Lázaro, é: “Deus ajuda”. Deus vem até nós na pessoa do pobre, sentado à nossa porta, para nos ajudar a transpor o abismo intransponível que os ricos criaram. É nesse caminho entre a nossa vida e a Bíblia, que nos sensibilizamos, percebemos e agimos para construir uma sociedade mais justa.

Cabe a nós, enquanto cristãos/ãs sermos instrumentos para o “empoderamento” da população em situação de rua. Na voz de Dom Helder Câmara, digamos: “Pelo Amor que tenho aos ricos – a quem não devo julgar, a quem não posso julgar e que custaram o sangue de Cristo – eu te peço, Lázaro, não fiques nas escadas e não te deixes enxotar…Irrompe os banquetes adentro, vai provocar náuseas nos saciados convivas. Vai levar-lhes a face desfigurada de Cristo de que tanto precisam sem saber e sem crer…”.


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatina.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: