Justiça social

Simone Furquim Guimarães

A leitura bíblica convida-nos a falar de Justiça social. Essa temática é recorrente nos textos bíblicos. Para Jesus, fazer justiça é libertar os oprimidos, ajudar os necessitados, levantar os pobres.

A parábola do “mau rico e o pobre Lázaro” (Lc 16, 1-31) nos faz ver o abismo social que separa a existência de vida entre o rico e o pobre (Lázaro). Ilustra bem o principal contraste nas sociedades, inclusive aqui em Brasília. De um lado, temos a riqueza que chega ser agressiva; do outro, o pobre sem recursos, sem direitos, a população em situação de rua.  O pobre Lázaro coberto de úlceras, impuro, sem ninguém que o acolhe, a não ser os cachorros que lambem suas feridas. Na parábola e na vida real, o que separa os dois é a porta fechada da casa do rico, é o fechamento de políticas públicas que atendam as necessidades básicas e a dignidade dessas pessoas.

A beleza do texto é que até o nome dos personagens tem um significado. Isto quer dizer que o nome do pobre é Lázaro, é: “Deus ajuda”. Deus vem até nós na pessoa do pobre, sentado à nossa porta, para nos ajudar a transpor o abismo intransponível que os ricos criaram. É nesse caminho entre a nossa vida e a Bíblia, que nos sensibilizamos, percebemos e agimos para construir uma sociedade mais justa.

Cabe a nós, enquanto cristãos/ãs sermos instrumentos para o “empoderamento” da população em situação de rua. Na voz de Dom Helder Câmara, digamos: “Pelo Amor que tenho aos ricos – a quem não devo julgar, a quem não posso julgar e que custaram o sangue de Cristo – eu te peço, Lázaro, não fiques nas escadas e não te deixes enxotar…Irrompe os banquetes adentro, vai provocar náuseas nos saciados convivas. Vai levar-lhes a face desfigurada de Cristo de que tanto precisam sem saber e sem crer…”.


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatina.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: