Visitar

Simone Furquim Guimarães

A leitura de hoje do Evangelho proposta pela igreja hoje é Lc 1,26-38. Relata a visita do anjo Gabriel a Maria. No Antigo Testamento, os relatos de visita do anjo, por vezes, quer dizer a visita do próprio Deus. Visitar é a ação de Deus para seu povo nas situações em que percebe a fragilidade do ser humano. Assim aconteceu com Moisés (Ex 3,1-17) e também à várias mulheres estéreis: Sara, mãe de Isaac (Gn 18,9-15), Ana, mãe de Samuel (I Sam 1,9-18), a mãe de Sansão (Jz 13,2-5). E também a Isabel, prima de Maria, esposa de Zacarias.

Nos versículos 5 a 25, o anjo visitou Zacarias, o sacerdote do Templo. Agora visita Maria. Lucas compara a visita do anjo em ambos os casos. Zacarias duvidou do poder de Deus e ficou mudo. Maria, ao contrário, após acreditar, coloca-se a serviço de Deus: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra”. 

Ela faz uma visita à sua prima. Começa a servir e a cumprir sua missão a favor do povo de Deus. Desde a infância, Jesus aprendeu com Maria a estar a serviço do povo: “Não vim para ser servido, mas para servir!” (Mt20,28). E todos que foram visitados por Deus, por meio do anjo, tiveram a missão especial de estar a serviço. “Deus visitou o seu povo”, diz várias vezes o texto bíblico.

Deus visita cotidianamente a todos nós. Cabe a nós a sensibilidade de perceber a presença de Deus para além das aparências, no nosso cotidiano e nas pessoas. Somos também presença de Deus quando estamos a serviço para construção do Reino, quando visitamos o outro, quando o acolhemos. Como você percebe a visita de Deus em sua vida? Você já foi uma visita de Deus na vida dos outros?


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: