Visitar
Simone Furquim Guimarães
A leitura de hoje do Evangelho proposta pela igreja hoje é Lc 1,26-38. Relata a visita do anjo Gabriel a Maria. No Antigo Testamento, os relatos de visita do anjo, por vezes, quer dizer a visita do próprio Deus. Visitar é a ação de Deus para seu povo nas situações em que percebe a fragilidade do ser humano. Assim aconteceu com Moisés (Ex 3,1-17) e também à várias mulheres estéreis: Sara, mãe de Isaac (Gn 18,9-15), Ana, mãe de Samuel (I Sam 1,9-18), a mãe de Sansão (Jz 13,2-5). E também a Isabel, prima de Maria, esposa de Zacarias.
Nos versículos 5 a 25, o anjo visitou Zacarias, o sacerdote do Templo. Agora visita Maria. Lucas compara a visita do anjo em ambos os casos. Zacarias duvidou do poder de Deus e ficou mudo. Maria, ao contrário, após acreditar, coloca-se a serviço de Deus: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra”.
Ela faz uma visita à sua prima. Começa a servir e a cumprir sua missão a favor do povo de Deus. Desde a infância, Jesus aprendeu com Maria a estar a serviço do povo: “Não vim para ser servido, mas para servir!” (Mt20,28). E todos que foram visitados por Deus, por meio do anjo, tiveram a missão especial de estar a serviço. “Deus visitou o seu povo”, diz várias vezes o texto bíblico.
Deus visita cotidianamente a todos nós. Cabe a nós a sensibilidade de perceber a presença de Deus para além das aparências, no nosso cotidiano e nas pessoas. Somos também presença de Deus quando estamos a serviço para construção do Reino, quando visitamos o outro, quando o acolhemos. Como você percebe a visita de Deus em sua vida? Você já foi uma visita de Deus na vida dos outros?
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.