Anunciar o Direito e a Justiça

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Mt 12,14-21.

Os capítulos 11 e 12 narram Jesus em missão em toda a Galiléia, promovendo curas, discursos sobre o Reino de Deus. Isso incomodou muito as autoridades da época. No texto de hoje, o evangelista diz que os fariseus estavam planejando matar Jesus.

Mas Jesus não se intimida. Mateus reconhece que tudo o que estava acontecendo com Jesus já fora profetizado por Isaías. Ele não descansará enquanto não ver ser cumprido o direito. Ele continuará anunciando o Reino de Deus.

Jesus é o servo de Javé, conforme Isaías 42,1-2, citado por Mateus: “Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito”.

Na verdade, sabemos que após a morte de Jesus, o sistema opressor, tanto do império romano como da religião que excluía as pessoas, continuaram agindo. Mas os cristãos dos primeiros tempos, por trás do evangelho de Mateus, compreenderam que o trabalho evangelizador de Jesus não terminará, pois seus discípulos e discípulas continuarão realizando a sua missão de anunciar o direito e a justiça. São os cristãos daquele tempo e os de hoje. 

Hoje, mais do que nunca, devemos anunciar e promover o Reino de Deus em nossa sociedade para que o direito e a justiça alcance todas as pessoas atingidas, sobretudo por causa desta pandemia do COVID-19.

Que nossas igrejas seja também lugar de animação profética e evangélica , lugar de encontro com Deus misericordioso, lugar de salvação. Onde possamos sempre alimentar nossa fé e nossa missão cristã.


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: