Anunciar o Direito e a Justiça

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Mt 12,14-21.

Os capítulos 11 e 12 narram Jesus em missão em toda a Galiléia, promovendo curas, discursos sobre o Reino de Deus. Isso incomodou muito as autoridades da época. No texto de hoje, o evangelista diz que os fariseus estavam planejando matar Jesus.

Mas Jesus não se intimida. Mateus reconhece que tudo o que estava acontecendo com Jesus já fora profetizado por Isaías. Ele não descansará enquanto não ver ser cumprido o direito. Ele continuará anunciando o Reino de Deus.

Jesus é o servo de Javé, conforme Isaías 42,1-2, citado por Mateus: “Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito”.

Na verdade, sabemos que após a morte de Jesus, o sistema opressor, tanto do império romano como da religião que excluía as pessoas, continuaram agindo. Mas os cristãos dos primeiros tempos, por trás do evangelho de Mateus, compreenderam que o trabalho evangelizador de Jesus não terminará, pois seus discípulos e discípulas continuarão realizando a sua missão de anunciar o direito e a justiça. São os cristãos daquele tempo e os de hoje. 

Hoje, mais do que nunca, devemos anunciar e promover o Reino de Deus em nossa sociedade para que o direito e a justiça alcance todas as pessoas atingidas, sobretudo por causa desta pandemia do COVID-19.

Que nossas igrejas seja também lugar de animação profética e evangélica , lugar de encontro com Deus misericordioso, lugar de salvação. Onde possamos sempre alimentar nossa fé e nossa missão cristã.


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: