Comungar juntos
Simone Furquim Guimarães
A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Mc 2,13-17. Está no contexto onde Jesus escolhe os discípulos para fazer parte de seu Seguimento. Jesus chama mais um marginalizado da religião judaica: “Vendo o cobrador de impostos, Levi (Mateus), diz: “Segue-me”.
A religião da época aceitava somente os “puros”, os “santos”. Eram poucos os que faziam parte do plano de salvação de Deus. Jesus rompe com as regras sobre impurezas e sela um pacto de paz e forte amizade com os considerados pecadores e impuros. Por isso, congrega e converte tantas pessoas para seu seguimento.
Para o costume da região daquele lugar, comer na casa de alguém tem um significado muito profundo. É selar uma amizade e fazer um pacto de paz. Jesus vai a casa de Mateus e faz refeição com ele. Fazendo isto, Jesus entra mais uma vez em conflito com seus adversários (escribas), pois eles estão fechados para seus ensinamentos.
Durante a missão na Galiléia (Mc 2,1 a 3,6), Jesus vai sofrer várias incompreensões por parte dos escribas, fariseus, sacerdotes, culminando na conspiração para matá-lo (Mc 3,6). Em Mc 2,7 fora chamado de blasfemo pelos escribas.
Na narrativa de hoje, os escribas dos fariseus ficam indignados porque Jesus come na casa de um publicano e senta-se a mesa com muitos publicanos e pecadores. Eram pessoas que aderiram ao seguimento de Jesus, assim como Levi (Mateus), um ex-publicano. Os publicanos estavam na lista entre os maiores pecadores porque trabalhavam para o governo romano, lidavam com moedas romanas e muitos deles exploravam as pessoas na cobrança de impostos. Por isso, eram considerados impuros.
O texto diz que havia também outros pecadores com Jesus. Certamente, esses pecadores estavam na lista dos mais de 600 pecados listados pelos sacerdotes e fariseus. Havia uma lista de regras: 600 regras que os judeus deviam seguir, senão tornavam-se impuros e pecadores. Eram tantas regras impostas para ser “puro”, que nem mesmo os próprios líderes religiosos conseguiam cumprir. Em Mateus, Jesus diz:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Mt 11,28-30
Certamente, Jesus estava se referindo ao jugo pesado que era aplicado aos judeus referente a tantas regras de exclusão e condenação.
Diante do pensamento fechado das lideranças religiosas ali na casa de Levi, Jesus usa a linguagem conhecida por eles (escribas e fariseus) para ser compreendido, ao dizer: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas pecadores” (v.17). Para eles, justos eram aqueles que seguiam todas as regras da Lei.
Hoje, Jesus também nos chama para segui-lo: “Segue-me”. E seguir Jesus é romper com os métodos exclusivistas de evangelizar. Não é ficar circunscritos somente nas sacristias das igrejas. É romper as barreiras do preconceito que marginalizada e exclui e ir ao encontro das periferias existenciais e congregar todos e todas para fazer parte da mesma mesa do Senhor. Comungar juntos!
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Palavra de Deus Evangelho de Marcos exclusão social Impureza Pecado Pureza Santidade Seguimento de Jesus Simone Furquim
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.
Obrigada, por compartilhar conosco está bela reflexão que com carinho leio atentamente e faço minhas meditações!!
Meu afetuoso abraço,!
Honorina CVX Santo Inácio de Loyola – Natal Rn
CurtirCurtir