Vozes proféticas

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Mt 17,10-13. Esta leitura é sequência da narração sobre a transfiguração de Jesus no alto da montanha. Os discípulos viram Elias conversando com Jesus. Após a transfiguração, os discípulos têm certeza de que Jesus é o messias anunciado pelo profeta Malaquias: “Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor” (Ml 3,23). Mas os discípulos questionam porque Elias não foi precursor da vinda de Jesus, conforme os líderes religiosos propagavam. Então Jesus esclarece que o profeta precursor foi João Batista, porém não foi reconhecido e foi maltratado.

Naquele tempo havia muitos movimentos dentro do judaísmo que interpretavam as Escrituras quanto a perspectiva da vinda do messias. Reliam as escrituras, as profecias e aguardavam os sinais da vinda do Messias.

Os inimigos de Jesus não querem reconhecê-lo como Messias porque o anúncio de Jesus sobre o Reino de Deus não é o esperado pela elite religiosa. Eles esperam um messias rei, com poderes políticos de combater o império romano, de instaurar um reinado aos moldes dos reis daquele tempo. Não entenderam que o projeto de Deus é a Vida em abundância para todos. 

Por isso, não entenderam a voz profética de João Batista, que denunciava a corrupção dentro do judaísmo (a exemplo do judeu Herodes) e conclamava ao arrependimento e à conversão. 

As vozes proféticas de hoje muitas vezes não são reconhecidas. É a voz do profeta Elias que veio e continuará a vir. Profetas e profetisas são perseguidos e morrem por denunciar, por anunciar o projeto de Deus, que projeto de vida para todos, respeito à vida em todas as suas dimensões, em suas diversidades. 

O Evangelho de Mateus é a voz que nos conclama a reconhecer no menino que vai nascer o Messias esperado. Vamos nos preparar para sua chegada e recebe-lo em nossas vidas. 


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Evangelho de Mateus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: