Amor e compaixão

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é (Mt 9,35-10,1.6-8). Jesus percorre os povoados, na periferia da Galileia, em missão de anunciar o Evangelho e instaurar o Reino de Deus no meio das pessoas mais vulneráveis do sistema religioso e político. Durante a missão, Jesus se compadece dessas pessoas. Ou seja, sente na pele a dor e sofrimento. Mateus conclui este capítulo, dizendo que as ações de Jesus foram motivadas pelo amor e compaixão.

Os capítulos 8 e 9 são relatos de dez milagres que Jesus realizou durante sua missão. Mateus escolhe dez milagres para vincular com o livro do Êxodo, onde, por meio de dez pragas, Deus libertou seu povo da opressão. Aqui, é Jesus que liberta seu povo (Mt 9,36) :

Ao ver a multidão teve compaixão dela, porque estava cansada e abatida como ovelha sem pastor .

Jesus é o Novo Moisés, é Deus encarnado, que veio conduzir e libertar seu povo.

Jesus é o pastor das ovelhas. As autoridades religiosas não exerciam a função de pastores. Com doutrinas excludentes, dispersaram e desgarraram as ovelhas. 

No capítulo seguinte (Mt 10, 1-8), Jesus vai requisitar mais pastores para atender o rebanho. Agora são doze apóstolos, enviados a anunciar o Reino de Deus, com autoridade para, por meio da Palavra, curar todo tipo de enfermidades.

Deus continua acompanhando o sofrimento de seu povo e, por meio do Evangelho de Jesus, alerta a toda a igreja a serem pastores, operários na missão cristã.

Que neste período do Advento seja tempo propício (tempo kairós, tempo de Deus) para atendermos o chamado de Jesus e seguir o seu caminho!


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

1 comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: