Participação e missão
Simone Furquim Guimarães
A leitura de hoje é Lc 10,17-24. Este texto é continuação da narrativa anterior, em que Jesus havia enviado em missão 72 discípulos (cf. vv. 1-16). O número 72 é simbologia bíblica, que significa abrangência entre os povos não judeus (conhecidos como pagãos). Jesus está no território da Samaria e lá encontra samaritanos que aderem ao seu seguimento, tornam-se discípulos e discípulas.
A fé dos novos missionários realizou prodígios sobre as pessoas que eles encontraram no caminho. E eles ficaram entusiasmados. No texto de hoje, Jesus diz a eles que devem ficar mais felizes ainda porque seus nomes estão inscritos no céu; isto porque estão realizando a vontade do Pai. Ou seja, eles formaram uma comunidade comprometida em anunciar e realizar o Reino de Deus na vida dos mais necessitados.
Jesus se alegra e agradece ao Pai, pois revelou a sabedoria a esses pequeninos (samaritanos) e estes puseram a seguir Jesus. Quem se considerava sábio e detentor do conhecimento de Deus, como os líderes religiosos, devem agora aprender com os pequeninos (com os samaritanos).
Jesus nos ensina que o verdadeiro missionário/a não deve busca privilégios e poderes, como pretendiam as lideranças religiosas do tempo de Jesus, mas sim fazer a vontade do Pai; construir o Reino de Deus desde agora, percorrendo as periferias geográficas e existenciais de nosso tempo; acolhendo os marginalizados pela religião e sociedade; restaurando a dignidade da pessoa humana, assim como Jesus fazia.
O Evangelho nos ensina que a participação e a missão são de todos nós que aderimos ao seguimento de Jesus (simbolizado pelo número 72). Todas as pessoas (não é somente para os judeus ou somente para os cristãos) têm seu nome inscrito no céu porque realizam aqui na terra o projeto de construir um mundo melhor e mais justo.
Oremos pelas pessoas que estão em missão humanitária pelas crianças, mulheres e homens, vítimas da guerra entre o Hamas e Israel. Oremos pela liberdade para todas as tripulações (para os missionários, missionárias) da Flotilha da Liberdade que foram sequestradas por Israel.
Lembremos que para Jesus Cristo o importante é fazer o bem, construir o caminho de um mundo e de uma sociedade justos, sinais do Reino de Deus. Assim seja!
Evangelho
Os setenta e dois voltaram muito alegres, dizendo: “Senhor, até os demônios obedecem a nós por causa do teu nome.” Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago. Vejam: eu dei a vocês o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada poderá fazer mal a vocês. Contudo, não se alegrem porque os maus espíritos obedecem a vocês; antes, fiquem alegres porque os nomes de vocês estão escritos no céu.”
Nessa hora, Jesus se alegrou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.” E Jesus voltou-se para os discípulos, e lhes disse em particular: “Felizes os olhos que veem o que vocês veem. Pois eu digo a vocês que muitos profetas e reis quiseram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir.Lc 10,17-24
Ouça no Podcast Ignatiana [link]
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Ano C — Sábado. São Francisco de Assis (26ª semana do Tempo Comum).
Palavra de Deus Simone Furquim Guimarães Bíblia CEBI Evangelho Evangelho segundo Lucas Jesus Cristo Leitura popular da Bíblia sagradas escrituras Tempo Comum
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.
