Ver e crer
Simone Furquim Guimarães
A leitura de hoje é Jo 6,37-40. O texto é sequência sobre a partilha do pão realizada por Jesus para a multidão faminta. Este pão será ressignificado pelo evangelista como sendo a própria pessoa de Jesus Cristo; e quem crer neste mistério, terá a vida eterna (cf. v.40).
Neste mesmo capítulo, no versículo 35, Jesus fala para essa multidão: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”(v.35). Jesus faz uma síntese sobre o significado dessa partilha, desse sinal, desse milagre do pão partilhado. Para o Evangelista, Jesus Cristo é o Pão que liberta e dá a vida eterna:
Sim, esta é a vontade de meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tem a vida eterna.
Para João, “ver” é participar e fazer a experiência de Jesus a partir dos ensinamentos que os apóstolos passaram. Isto é possível quando se tem fé. Portanto, “crer” é confiar e se entregar ao projeto de Deus e realizar as suas obras (cf. v.29).
Para nossa realidade hoje, ver e crer no Pão da Vida é construir aqui na terra o Reino de Deus, a partir do nosso compromisso no Seguimento do Evangelho. Seguir o Evangelho é fazer o Jesus fez e ensinou.
E o que mais Jesus fez e ensinou que nós possamos aprender e seguir, por meio dos 4 Evangelhos?
Jesus inicia sua vida pública percorrendo as periferias geográficas, sociais; os marginalizados da região da Galiléia. A Galiléia é hoje as regiões mais pobres de nossas cidades. Jesus acolheu as pessoas excluídas da sociedade e da religião: acolheu os famintos, os doentes, os empobrecidos, os pecadores. Essas pessoas hoje são os mais vulneráveis de nossa sociedade: pessoas em situação de rua, pessoas que são excluídas de participar da igreja porque são consideradas pecadoras.
Portanto, ver e crer é fazer experiência e participação do projeto de Deus. E este convite é para todos nós! Será que como igreja, estamos enxergando e sendo fiel ao Pão descido do Céu? Comungar deste Pão é compromisso de todo cristão!
Ouça no Podcast Ignatiana [link]
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Sábado. Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.
Palavra de Deus Simone Furquim Guimarães Bíblia CEBI Evangelho Evangelho segundo João Jesus Cristo Leitura popular da Bíblia Tempo Comum
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.
