Ver e crer

Simone Furquim Guimarães

A leitura de hoje é Jo 6,37-40.  O texto é sequência sobre a partilha do pão realizada por Jesus para a multidão faminta. Este pão será ressignificado pelo evangelista como sendo a própria pessoa de Jesus Cristo; e quem crer neste mistério, terá a vida eterna (cf. v.40).

Neste mesmo capítulo, no versículo 35, Jesus fala para essa multidão: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”(v.35). Jesus faz uma síntese sobre o significado dessa partilha, desse sinal, desse milagre do pão partilhado. Para o Evangelista, Jesus Cristo é o  Pão que liberta e dá a vida eterna:

Sim, esta é a vontade de meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tem a vida eterna.

Para João, “ver” é participar e fazer a experiência de Jesus a partir dos ensinamentos que os apóstolos passaram. Isto é possível quando se tem fé.  Portanto, “crer” é confiar e se entregar ao projeto de Deus e realizar as suas obras (cf. v.29).

Para nossa realidade hoje, ver e crer no Pão da Vida é construir aqui na terra o Reino de Deus, a partir do nosso compromisso no Seguimento do Evangelho. Seguir o Evangelho é fazer o Jesus fez e ensinou.

E o que mais Jesus fez e ensinou que nós possamos aprender e seguir, por meio dos 4 Evangelhos?

Jesus inicia sua vida pública percorrendo as periferias geográficas, sociais; os marginalizados da região da Galiléia. A Galiléia é hoje as regiões mais pobres de nossas cidades. Jesus acolheu as pessoas excluídas da sociedade e da religião: acolheu os famintos, os doentes, os empobrecidos, os pecadores. Essas pessoas hoje são os mais vulneráveis de nossa sociedade: pessoas em situação de rua, pessoas que são excluídas de participar da igreja porque são consideradas pecadoras.

Portanto, ver e crer é fazer experiência e participação do projeto de Deus.  E este convite é para todos nós! Será que como igreja, estamos enxergando e sendo fiel ao Pão descido do Céu? Comungar deste Pão é compromisso de todo cristão!


Ouça no Podcast Ignatiana [link]

Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Sábado. Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.

Palavra de Deus Simone Furquim Guimarães

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário