Sábado da 7ª Semana da Páscoa
Retiro Pascal 2024
18 de maio de 2024
Atos dos Apóstolos 28,16-20.30-31
Salmo 10 (11),4.5 e 7 (R. cf. 7b) “Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.”
João 21,20-25 “Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.”
Pedido da graça
Peço a graça de contemplar o mistério pascal de Jesus, que morreu e ressuscitou por amor a mim e a toda a humanidade, e de renovar o meu compromisso de segui-lo como seu discípulo amado.
Pistas para a oração – Repetição
Coloque-se no lugar de Pedro, que acabou de ser questionado por Jesus sobre o seu amor e recebeu a missão de apascentar as suas ovelhas. Como você se sente ao ver Jesus conversando com o discípulo amado, que estava reclinado sobre o seu peito na última ceia? Você sente ciúmes, inveja, curiosidade, admiração, indiferença? Por quê?
Coloque-se no lugar do discípulo amado, que acompanhou Jesus até o fim, e que foi testemunha da sua morte e da sua ressurreição. Como você se sente ao ouvir Jesus dizer a Pedro que não se preocupe com o seu destino, mas que o siga? Você sente orgulho, gratidão, humildade, responsabilidade, medo? Por quê?
Coloque-se no lugar de Jesus, que conhece o coração de cada um dos seus discípulos, e que quer que eles se amem uns aos outros como ele os amou. Como você se sente ao ver Pedro preocupado com o discípulo amado, e não com o seu próprio seguimento? Você sente compaixão, paciência, reprovação, esperança, amor? Por quê?
Reflita sobre o que esse texto revela sobre o amor de Jesus por você, e sobre o seu amor por Ele. Você se identifica mais com Pedro ou com o discípulo amado? Você segue a Jesus por amor ou por interesse? Você se preocupa mais com a sua vida ou com a dos seus irmãos e irmãs?
Relembre os momentos de oração que você fez durante esta semana, reveja as suas anotações espirituais e identifique aqueles em que você sentiu mais consolação, desolação ou graça. Escolha um desses momentos, e volte a ele com o coração aberto e agradecido. Deixe-se envolver pela cena, pelos sentimentos, pelas palavras, pelos gestos, pelos personagens. Procure perceber o que Deus o queria dizer ou mostrar naquele momento, e o que você queria responder ou fazer. Fique nesse ponto o tempo que for necessário, sem pressa de avançar, saboreando o que Deus lhe concede. Se sentir alguma dificuldade ou resistência, peça a ajuda do Espírito Santo, que o ilumina e o fortalece.
Termine a sua oração agradecendo a Jesus pelo seu amor incondicional, e pedindo-lhe a graça de ser um discípulo fiel, livre e generoso, que se deixa guiar pelo seu Espírito.
Na oração:
– O que eu senti durante a oração? Consolação, desolação, paz, alegria, tristeza, angústia, confiança, amor, gratidão, etc.?
– O que eu descobri ou aprendi sobre Deus, sobre mim mesmo, sobre os outros, sobre o mundo, durante a oração? O que eu quero agradecer a Deus pelo que ele me revelou ou me concedeu durante a oração?
– O que eu quero pedir perdão a Deus pelo que eu fiz ou deixei de fazer, pelo que eu disse ou deixei de dizer, pelo que eu pensei ou deixei de pensar, durante a oração?
– O que eu quero pedir a Deus para que ele me ajude a viver melhor o meu seguimento de Jesus, o meu amor ao próximo, o meu compromisso com o seu Reino, a partir da oração?
Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…
Tuas palavras
são enraizadas no momento
mas têm sempre
um gosto de Promessa
Hoje eu entendo Tua profecia
sobre o mistério sempre nascente
de Tua Igreja
Até a Tua volta
surgirão e permanecerão neste mundo
muitos discípulos amados Teus
Quem quer que ouse
reclinar-se no Teu Coração
experimentar o Teu Amor
interessar-se pela Tua dor
estará pronto para
testemunhar aquilo que
nenhum livro pode conter
a experiência inesperada
de uma amizade gratuita
de uma revolução silenciosa
de uma salvação integral
Senhor
faz de mim
um discípulo consciente
do Teu Amor
Faz de mim
um anunciador permanente
da Tua Boa Notícia
Faz de mim
uma testemunha fiel
da Tua Vida sem fim
Francys Silvestrini Adão SJ
Retiro Pascal 2024
Apresentação | Modo de fazer cada exercício
Revisão da oração | Exame Espiritual Diário | Leitura orante
Contemplação evangélica | Acompanhamento
Sumário de todas as semanas
Arquivo PDF com todo o material do Retiro Pascal 2024
Retiro Pascal Espiritualidade inaciana Exercícios Espirituais na Vida Cotiadiana (EVC) Retiro Pascal Tempo Pascal
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

