Quinta-feira da 6ª Semana da Páscoa

Retiro Pascal 2024

9 de maio de 2024

Atos dos Apóstolos 18,1-8
Salmo 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b) O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
João 16,16-20 – “Um pouco de tempo e já não me vereis, mais um pouco ainda e me vereis… a vossa tristeza se transformará em alegria…”

Pedido da graça

Senhor, dá-me a graça de uma vida nova, regada pelo Espírito Santo para que todas as minhas ações, pensamentos e intensões sejam testemunho do Reino de Deus.

Pistas para a oração

As palavras de Jesus deixaram os discípulos perturbados: “pouco tempo e já não mais me vereis… pouco tempo e me vereis de novo”. Jesus fazia de tudo para que eles percebessem o grande mistério da Sua missão aqui na terra e os instruía sobre as coisas que iriam acontecer. Eles, porém, ainda não conseguiam entender o que Jesus lhes anunciava, pois não haviam recebido o Espírito Santo, que lhes seria enviado, somente quando Ele fosse para junto do Pai.

Hoje, nós percebemos e comprovamos este fato: sem a manifestação do Espírito Santo, nós permanecemos sem ação, aéreos e confusos. Nunca poderíamos entender as palavras de Jesus se o Espírito Santo não nos tivesse sido dado.

Precisamos, também, baseados nos ensinamentos de Jesus, apreender que tudo na vida passa e que a esperança e a fé em Jesus devem nos mover e sustentar quando não entendemos o porquê das coisas que acontecem. Nos primeiros momentos, ficamos tristes e acabrunhados, mas quando o Espírito Santo nos faz companhia, Ele nos traz LUZ e logo compreenderemos o sentido de todos os acontecimentos e a nossa tristeza se transformará em alegria.

Existe um infinito de esperança que move o nosso coração quando nos apropriamos do poder do Espírito Santo. Só Ele tem a capacidade de nos convencer de que nada do que passarmos aqui na terra nos será em vão para a conquista do reino dos céus. Não tenhamos medo das coisas que não acontecem de acordo com o nosso planejamento. O Pai não quer que se perca ninguém e tudo Ele fará para que sejamos salvos. Precisamos acolher a Palavra de Jesus com fé e esperança, certos de que a tristeza de hoje, colocada nas Mãos do Pai, transformar-se-á em alegria, amanhã.

Na oração:

-Como espero o amanhã? Com medo? Com confiança? Com esperança? Com tristeza?

-Cultivo o coração aberto para acolher a manifestação do Espírito de Deus?

-Consigo ter paciência em meio à tribulação e esperar a alegria que virá?

Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…

Mesmo que eu
ainda tenha tanto a aprender
sobre o Mistério da Vida e do Amor
Tu respeitas
o tempo necessário
para que Tua Palavra
não só expanda minha inteligência
mas transfigure minhas profundezas
Admirado
descubro que Tua paciência
nunca espera passivamente
por meu amadurecimento
pois Tu me lanças constantemente
para o Alto
Em minha intimidade
nas zonas secretas a mim mesmo
Teu Espírito trabalha delicadamente
os dons de Teu Pai
que não guardaste para Ti
fazendo germinar as sementes
de Verdade
de Bondade
de Beleza
semeadas em meu coração
em cada uma de Tuas Passagens
em cada um de meus Silêncios
em cada Encontro verdadeiro
com um irmão, uma irmã
Louvado sejas
meu Amigo
meu Irmão
meu Senhor
por tamanha generosidade


Francys Silvestrini Adão SJ


Retiro Pascal

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário