Sexta-feira da 5ª Semana da Páscoa
Retiro Pascal 2024
3 de maio de 2024
1 Coríntios 15,1-8
Salmo 18,2-5 (R. 5a) “Seu som ressoa e se espalha em toda a terra”
João 14,6-14 – “Eu sou o caminho a verdade e a vida”.
Pedido da graça
Senhor dê-me a graça de ver o Pai seguindo os teus ensinamentos, amando e servindo.
Pistas para a oração
Hoje celebramos a festa dos apóstolos Filipe e Tiago Menor. O evangelho nos traz o diálogo de Jesus com os seus amigos. Ele se apresenta como Caminho, Verdade e Vida.
Quem se põe a caminho quer ir a algum lugar, nesse caso, ao Pai. Jesus apresenta esse caminho, não promete que seja fácil, mas garante que é o único que dá sentido à vida. E como consigo acessar esse caminho? Basta olhar atento ao jeito como Jesus viveu. Como acolhia e cuidava das pessoas, como viveu uma vida com causa. Esse é o caminho que nos leva a Deus e à vida plena.
A verdade nos ajuda a ser livres. Jesus é a verdade que nos afasta da escuridão da mentira, da ignorância, do egoísmo, do medo. Somente em Jesus podemos encontrar a verdadeira justiça de Deus que nos faz solidários com os que sofrem.
A vida: Jesus é a vida em plenitude e deseja que todos nós a tenhamos também. É Ele quem nos anima na caminhada para que nós, organizados, possamos conquistar dignidade de vida vencendo tantos sinais de morte.
Aqui, o padre Adroaldo nos ajuda:
“Jesus não diz “eu sou o templo, o edifício, a plataforma, o porto”. Diz “eu sou o caminho”. É como dizer: “eu sou a maneira de andar, de dirigir-se ao horizonte, de navegar”.
Ele não é um ser-refúgio entre nuvens, mas que “se faz caminho ao andar”, vive inserido na realidade do dia a dia, presente nos sonhos, nos problemas e desafios dos seus seguidores.
“Eu sou a verdade”. Estas palavras soam como convite escandaloso aos ouvidos pós-modernos. Nem tudo se reduz à razão. A teoria científica não contém toda a verdade. O mistério último da realidade não se deixa prender pelas análises mais sofisticadas. O ser humano é chamado a viver diante do mistério último da realidade. Jesus não diz: “eu tenho a verdade”, mas, “eu sou a verdade”, “sou verdadeiro”, coerente com o seu modo de ser e viver.
“Eu sou a vida”. Jesus pode transformar nossa vida. Não como o mestre distante que deixou um legado de sabedoria admirável à humanidade, mas como alguém vivo que, a partir do mais profundo de nosso ser, nos infunde um germe de vida nova.
Esta ação de Jesus em nós acontece quase sempre de forma discreta e silenciosa. O seguidor d’Ele só intui uma presença imperceptível. Às vezes, no entanto, nos invade a certeza, a alegria transbordante, a confiança total: Deus existe, nos ama, tudo é possível, inclusive a vida eterna.”
Na oração:
Contemplo e vivo esse momento… O que “Eu sou o caminho a verdade e a vida” significa para mim em minha jornada de fé? Como posso buscar a Jesus como o caminho em minha vida diária? Quais áreas de minha vida precisam deste caminho direto para Deus? Como posso entender e aplicar a verdade de Jesus em minhas interações com os outros e em minhas decisões diárias? Como posso viver mais plenamente na vida que Jesus oferece? Como isso afetaria minhas escolhas e atitudes? Quais são os obstáculos que me impedem de aceitar plenamente Jesus como o caminho, a verdade e a vida?
Olho… Vejo… Participo… Reflito para tirar proveito… Faço um longo colóquio com Jesus ressuscitado… Concluo rezando um Pai Nosso e faço as anotações.
Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…
Ah meu Senhor
se o mundo compreendesse
que a alegria transbordante
por pura Graça
habita em nossa intimidade
mas só pode ser liberada quando
as portas de nosso coração
se abrem para
o louvor
a reverência
o serviço
ao bem que é o outro
Quanta alegria curativa
está represada em nós
porque ainda não aprendemos
a reconhecer Teu bem-querer eterno
a dizer palavras benditas e agradecidas
a abandonar a estreita lógica do mérito
para abraçar o belo horizonte da Promessa
Como cordas que vibram juntas
para formar um acorde melodioso
a Vida que há em nós
anseia para vibrar pela Vida
que Tu suscitas nos outros
Rompe então todas as represas interiores
Portador e Doador do Espírito
para que nossa humanidade
descubra o manancial que Teu Pai
faz brotar no jardim secreto
de cada homem e cada mulher
para que todos sejam saciados no Amor
e ninguém seja excluído
da Alegria do Teu Evangelho
Retiro Pascal 2024
Apresentação | Modo de fazer cada exercício
Revisão da oração | Exame Espiritual Diário | Leitura orante
Contemplação evangélica | Acompanhamento
Sumário de todas as semanas
Arquivo PDF com todo o material do Retiro Pascal 2024
Retiro Pascal Espiritualidade inaciana Exercícios Espirituais na Vida Cotiadiana (EVC) Retiro Pascal Tempo Pascal
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

