Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa

Retiro Pascal 2024

2 de maio de 2024

Atos dos Apóstolos 15,7-21
Salmo 95(96),1-2a.2b-3.10 (R. cf. 3) “Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.”
João 15,9-11 “Permanecei no meu amor”

Pedido da graça

Senhor, dá-me a graça de permanecer sempre unido a Ti e a confiança radical.

Pistas para a oração

“Permaneçam no meu amor” (Jo 15, 9b). Ao longo do caminho o cristão vai conhecendo as dificuldades, as incertezas, os conflitos… Mas deve estar atento ao ensinamento do Mestre e nunca desviar do amor.

O mundo não defende uma paz justa como a que Jesus vem defender. A paz que Jesus defende é geradora de vida, de liberdade, de igualdade de fraternidade entre os seres humanos. É a verdadeira paz e ela vem de Deus e será sempre construída por aqueles que são capazes de amar. O amor é a medida certa e eficaz em todas as situações.

Uma atitude de Jesus, cuja compreensão devemos pedir insistentemente ao Espírito Santo: ser fiel ao Amor e à experiência de comunhão com o Pai, custe o que custar.

Seremos sempre tentados a voltar às falsas seguranças e aos antigos apegos. Na agitação dos tempos, sentiremos sempre uma força que nos empurra para fora do nosso centro. Mas a sabedoria do Espírito é a de sermos fiéis, acima de tudo (Lugar Sagrado).

“Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa” (Jo 15 11). A intimidade com Deus traz alegria, mesmo vivendo em situações limites como vivemos agora essa pandemia. O cristão não perde sua alegria. Tem sempre um olhar de esperança de que depois da noite escura o sol vai nascer com toda sua força. A noite escura não pode impedir o sol de nascer, não tem a última palavra. É assim que me sinto?

Na oração:

Contemplo e vivo esse momento… Sinto esta alegria perfeita quando me harmonizo com o mundo neste Amor Absoluto? Que importância tem para mim a dimensão comunitária para me ajudar a “permanecer sempre unido ao amor de Jesus”? Tenho consciência deste Amor que Jesus tem por mim? De que forma correspondo a esta dádiva?

Esta união de que Jesus fala vem, em primeiro lugar, da oração. Que tempo dedico à oração. Que qualidade tem a minha oração? Depois de rezar sinto-me mais unido a Deus?

A intimidade com Deus traz alegria. É assim que me sinto?
Olho… Vejo… Participo… Reflito para tirar proveito… Faço um longo colóquio com Jesus ressuscitado… Concluo rezando um Pai Nosso e faço as anotações.

Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…

Que privilégio poder
não somente Te encontrar
em meio à multidão
como um entre tantos
mas ainda permanecer ao Teu lado
como um amigo leal
Além de escutar
Tuas comparações luminosas
quem permanece contigo
pode ousar pedir um pouco mais
da explicação do imenso Céu
que Tu trazes em Teu Coração
Que beleza reconhecer que
em Teu jeito de ensinar
a Vida futura já Presente em nós
há sempre espaço
para ir mais longe
para descer ao mais profundo
para saborear um pouco mais
Então concede-me
Revelador do Reino dos Céus
tanto a confiança do pedido
quanto a generosidade da resposta
E que permanecendo neste lugar
de receptor-doador do Mistério
eu me descubra pouco a pouco
liberto de todas as ameaças
que roubam a energia e a alegria de viver
e seja capaz de oferecer bons frutos
para a santificação de nosso mundo
e para a glória de Teu Pai


Francys Silvestrini Adão SJ


Retiro Pascal

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário