Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa

Retiro Pascal 2024

30 de abril de 2024

Atos dos Apóstolos 14,19-28
Salmo 144(145),10-11.12-13ab.21 (R. cf. 12a) Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
João 14,27-31a “A minha paz vos dou”

Pedido da graça

Senhor dá-me a graça da tua paz inquietante que é uma força que me encoraja, impulsiona, me faz lançar sem medo no mar revolto da vida.

Pistas para a oração

“Eu vos dou a paz, e vos dou a minha paz”(Jo 14, 27). Jesus é a paz. Mas não uma paz passiva que nos deixa tranquilo, ausente de sofrimento. É uma paz inquieta capaz de enfrentar a dor, a injustiça. É uma paz que cria novas possibilidades, que agrega, reúne força para lutar e vencer o “mundo”.

A Paz é o presente que Jesus nos deixa. A Paz e a Confiança! No meio da tribulação e do sofrimento ouvir a Sua voz: “…não se preocupem, nem tenham medo! Estou junto de vós”.

A Paz é uma herança que Jesus nos deixa. Uma paz diferente daquela do “mundo”. Que experiência efetiva desta Paz de Jesus trago para a minha vida?

Jesus dá-nos a Sua Paz. É assim que vivo, em paz? Cultivo esta paz à minha volta? Sou construtor de ambientes de paz?

Neste mundo de contrastes de luz e trevas somos permanentemente desafiados a escolher entre um e outro caminho. Muitas vezes caímos na tentação do mais fácil, mas Jesus nos anima: ”Levantem-se!”.


Como posso ser também sinal de Paz junto daqueles com quem vivo?

A paz é a plena realização do ser humano. Ela só é possível se aquele que rege uma sociedade desumana for destituído de poder. A morte de Jesus realiza a paz. Todo martírio é participação nessa luta vitoriosa de Jesus e, portanto causa de paz e alegria (comentários de rodapé da Bíblia Pastoral). O caminhar com Jesus deve nos levar a tirar todos os medos: segui-Lo é também caminho de liberdade, em relação aos poderes do mundo. Como cristão, sinto essa liberdade?

Para gozar deste estado de alma é preciso que todas as minhas potências estejam unidas a Deus. Que eu viva em Deus e o procure incessantemente na oração e nos sacramentos, que renuncie às desordens do mundo e aos apetites do desejo.

Senhor, ensina-me a amar-te no silêncio do meu coração e a buscar-te na profundidade da minha alma, com toda a minha força, toda a minha vontade e todo o meu ser.

Na oração:

Contemplo e vivo esse momento… O que se passa no coração de Jesus? E no meu coração? Como posso seguir Jesus escolhendo o que Ele escolheu? O que ressoa em meu interior quanto à missão? Percebo algo mais forte? Tenho clareza do que devo fazer?

Na minha vida, onde sinto que sou mais dominado, menos livre? Jesus é dom, Jesus é paz.

A paz é bálsamo para a nossa dor. Neste mundo dilacerado por guerras e conflitos, a paz e a alegria são dádiva que Deus gratuitamente dá aos seus filhos.

Como acolho a paz de Deus? Sinto-a crescer em mim, dia após dia, bem enraizada? Experimento o doce sabor da paz também no sofrimento e no desconcerto? O que me traz paz e o que me perturba?


Contemplo e vivo esse momento… Olho… Vejo… Participo… Reflito para tirar proveito… Faço um longo colóquio com Jesus ressuscitado… Concluo rezando um Pai Nosso e faço as anotações.

Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…

Como é linda e singela
a Alegria de Teu Pai por
gerar-Te desde sempre
amar-Te sem cessar
permanecer Todo em Ti
Como é grata e obediente
a Tua Alegria por ser
o divino Guardião da Vida
o eternamente Amado
o Fruto do Dom permanente
Não sou eterno nem divino
mas alegro-me por ser
vivificado por Tua generosidade
alcançado pelo Amor do Céu
habitado por tanta Graça
Eu Te peço hoje
Senhor que se faz Irmão
concede a esta pobre criatura
o Defensor da Verdade
a manifestação do Reino
a santidade do Alto
E que assim eu encontre
a plena Alegria
ao colaborar contigo
na elevação de
uma multidão incontável
de irmãos e irmãs


Francys Silvestrini Adão SJ


Retiro Pascal

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário