Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa
Retiro Pascal 2024
29 de abril de 2024
Atos dos Apóstolos 14,5-18
Salmo 113B(115),1-2.3-4.15-16 (R. 1) Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória
João 14,21-26 “E eu o amarei e me manifestarei a ele”.
Pedido da graça
Senhor, dai-me a graça de amar e servir o Pai, o mundo, os irmãos à Tua maneira.
Pistas para a oração
Jesus quer advertir que a base das boas relações só pode acontecer se somos capazes de amar verdadeiramente entregando a vida sem buscar interesses próprios.
“Se alguém me ama, cumprirá a minha palavra, meu Pai me amará, viremos a ele e nele habitaremos”. Mais que um sentimento, amar a Deus é fazer, dos sentimentos, desejos e ações a sua vontade. Importante ter presente que muitas vezes a vontade de Deus não coincide com as minhas “razões”, que aparentemente pode até ter validade, mas estão cegas quando se trata de um bem maior.
Só o próprio Deus, o seu Espírito, nos pode orientar quanto à sua vontade. Peça a graça do dom do Espírito Santo para que possa cumprir a vontade de Deus na sua vida e a coragem de abrir mão dos projetos pessoais ainda que vos pareça ser bons.
O mistério do Amor de Deus consiste em dar-Se a conhecer àqueles que O procuram de coração sincero. A promessa feita pelo Senhor é de enorme fidelidade e de desejo de continuar encarnando em nosso meio. O Espírito Santo faz em mim aquilo que foi fazendo em Jesus. Jesus faz-nos irmãos(a) no Espírito. Somos chamados(a) à mesma plenitude e experiência de Deus. Não podia ser diferente: Jesus deseja ardentemente fazer-nos partilhar desta experiência de plenitude. Quem é o Espírito Santo para mim? Que lugar lhe dou em minha vida?
É no cotidiano que o Espírito Santo ilumina e atualiza a mensagem de Jesus que assim se renova e continua a transformar a vida de quem a acolhe.
Por isso o cotidiano exige atenção plena, principalmente nas coisas mais simples, porém tão necessárias para fazer o Reino acontecer aqui e agora.
Amar Jesus é fazer a Sua vontade. Essa é a manifestação da minha adesão à Sua Palavra e a medida do meu amor por Ele. Quando O acolho e permito que habite em mim, trago-O para o mundo e mais vontade tenho de cumprir a Sua! E qual é a Sua vontade para mim, hoje? A resposta está no seu cotidiano, no corriqueiro. Esteja atento(a) e saberá o que fazer.
Na oração:
Imaginar o local onde Jesus está com seus amigos. Como os ensina de modo especial sobre as atitudes de amor.
Como tem sido o meu modo de amar? Como está o meu seguimento a Jesus? Tenho consciência do quanto o Senhor deseja viver em mim? O meu desejo de identificar com Ele resulta antes do Seu desejo de morar no meu coração?
Contemplo e vivo esse momento… Olho… Vejo… Participo… Reflito para tirar proveito… Faço um longo colóquio com Jesus ressuscitado… Concluo rezando um Pai Nosso e faço as anotações.
Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…
Glorificado seja
Senhor do Amor verdadeiro
Basta um pouco de tempo
diante de Teu olhar
e tudo se transforma
Eu era um servo
e Tu fizeste de mim um amigo
Eu era ignorante
e Tu me confiaste Tua Palavra
Eu era disperso
e Tu me tornaste um guardião
Eu era estéril
e Tu me ajudaste a dar frutos
Eu era inconstante
e Tu me ensinaste a permanecer
Alcançado por Tua misericórdia
e diante de tantos benefícios
que outra resposta posso dar
senão buscar
com todas as minhas forças
assemelhar-me a Ti
e amar como sou amado?
Com Tua Graça
amarei e servirei
o Pai
o mundo
os irmãos
à Tua maneira
Retiro Pascal 2024
Apresentação | Modo de fazer cada exercício
Revisão da oração | Exame Espiritual Diário | Leitura orante
Contemplação evangélica | Acompanhamento
Sumário de todas as semanas
Arquivo PDF com todo o material do Retiro Pascal 2024
Retiro Pascal Espiritualidade inaciana Exercícios Espirituais na Vida Cotiadiana (EVC) Retiro Pascal Tempo Pascal
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

