Sexta-feira da 4ª Semana da Páscoa
Retiro Pascal 2024
26 de abril de 2024
Atos dos Apóstolos 13,26-33
Salmo 2,6-7.8-9.10-11 (R. 7) “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!”
João 14,1-6 “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”
Pedido da graça para toda semana
Perceber-se acolhido(a) por Jesus Bom Pastor, acolhendo tanto amor de Deus por você. Dar graças por tantos benefícios recebidos e sentir muita alegria por participar dessa comunhão de amor.
Pistas para oração
A vida da comunidade joanina se reflete no “testamento espiritual” de Jesus: uma comunidade que sofre ansiedade e desânimo, como resultado de perseguições externas e divisões internas.
A esta comunidade dirigem-se as palavras de Jesus: “Não se perturbe o vosso coração”.
Certamente, esta seria também a experiência dos discípulos diante dos acontecimentos ocorridos nos últimos dias da existência do seu Mestre. E da mesma forma é nosso quando algo nos acontece que nos perturba profundamente de alguma forma. Problemas ou ansiedade surgem – com maior ou menor intensidade – cada vez que fazemos a ligação entre a nossa sorte e “o que acontece”, sempre quando “o que acontece” não coincide com os nossos desejos ou expectativas.
As palavras de Jesus são apenas isso: “Acredite em Deus e acredite também em mim”.
Jesus relaciona diretamente a fé com a calma (paz), num repetido apelo à confiança.
Neste contexto, diz Jesus “há muitos lugares”, ou seja, há lugar para todos. O plural significa, simplesmente, amplitude (confia que há lugar para todos, inclusive você). Diante de tal proposição, não surpreende despertar a pergunta colocada na boca de Tomé sobre o caminho, bem como a sublime proclamação de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
O que Jesus é, todos nós somos. O que acontece é que temos medo de reconhecê-lo e continuamos na ignorância que nos reduz ao pequeno eu ou ego, com o qual nos identificamos. E para nós é mais fácil, mais cômodo e ainda mais “sábio” colocar Jesus num alto pedestal, adorando-o, do que vê-lo como um “espelho” que reflete o que já somos.
A luz assusta-nos mais do que as trevas: e é precisamente este medo que nos impede de fazer nossas as palavras de Jesus.
(Texto de Enrique Martínez Lozano)
Na oração
Releia novamente o evangelho de hoje e escute com mais atenção essas palavras: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também” (v.1) e “Na casa de meu Pai há muitas moradas” (v.2)
O que essas palavras falam para você? Como as sente em seu coração? Quais os sentimentos te perpassam?
Diante delas, sente aliviar o medo, a tristeza, a dúvida? Ou experimenta alívio, consolo e esperança?
Deixa que seu coração e seu ser acolham essas palavras como Verdade, Caminho e Vida e cuida de transmitir essa mesma esperança a teus irmãos e irmãos que vivem na tristeza e desamparados, procurando viver como Jesus viveu, para que o jeito dele seja também o seu jeito e você possa refletir a mesma confiança e serenidade que tem Jesus.
Refletir para tirar proveito.
Retome os passos para oração. Pense no que vai fazer, preparando-se para seu momento com Deus e com atenção e reverência inicie sua oração (EE 75).
Ao término, não deixe de fazer a revisão da oração, registrando a passagem bíblica que mais lhe chamou a atenção, os sentimentos que brotaram, os apelos e resistências.
Essas anotações irão lhe ajudar a compreender o caminho que fez com o Senhor e qual a vontade Dele para você. Também lhe ajudarão na repetição da semana, proposta do sábado, retomando os pontos que foram mais marcantes na oração e deram a tônica dessa semana.
Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…
Às vezes
meu coração se perturba
porque ainda não entendeu
que há vários modos de Presença
Bom Mestre
com paciência
Tu educas
meu espírito
meus afetos
minha carne
para que tudo em mim
venha a ser morada de Deus
Mas para isso
tenho que aprender a lidar
com o abraço e a partida
com o olhar e a lembrança
com o presente e a promessa
deixando as portas abertas
para a Passagem transformadora
de cada gesto que Teu Amor
quer realizar em meu favor
Ensina-me então
a me lançar na aventura
de Tua Amizade
e a caminhar livremente
rumo à Vida verdadeira
Retiro Pascal 2024
Apresentação | Modo de fazer cada exercício
Revisão da oração | Exame Espiritual Diário | Leitura orante
Contemplação evangélica | Acompanhamento
Sumário de todas as semanas
Arquivo PDF com todo o material do Retiro Pascal 2024
Retiro Pascal Espiritualidade inaciana Exercícios Espirituais na Vida Cotiadiana (EVC) Retiro Pascal Tempo Pascal
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

