Quinta-feira da 4ª Semana da Páscoa

Retiro Pascal 2024

25 de abril de 2024

Primeira Carta de Pedro 5,5b-14
Salmo 88(89),2-3.21-22.25 e 27 (R. cf. 2a) “Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor”
Marcos 16, 15-20 – “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade.”

Pedido da graça para toda semana

Perceber-se acolhido(a) por Jesus Bom Pastor, acolhendo tanto amor de Deus por você. Dar graças por tantos benefícios recebidos e sentir muita alegria por participar dessa comunhão de amor.

Pistas para oração

Marcos era filho de Maria de Jerusalém, em cuja casa se refugiou Pedro, liberto da cadeia (At 12,12). Colaborou com Barnabé na obra apostólica de Paulo (Cl 4,10), junto do qual esteve também no cativeiro de Roma.

Discípulo fiel de Pedro (“meu filho, 1Pd 5,13), escreveu o segundo evangelho, recolhendo a pregação do Apóstolo sobre os ditos e os fatos de Jesus. Tema de seu anúncio é a proclamação de Jesus, Filho de Deus, revelado pelo Pai, reconhecido até pelos demônios, rejeitado e contestado pelas multidões, pelos chefes, pelos discípulos.

Momento culminante do Evangelho de Marcos é a profissão de fé do centurião ao pé da cruz. (Igreja em Oração. Edições CNBB, Ano X, nº 112, abril 2024, p. 91)

Nas leituras de hoje o Senhor nos envia como testemunhas do seu amor e do seu evangelho. Ele é o Senhor, que cuida de nossas vidas, por isso, o discípulo não teme mal algum, pois sabe esperar e colocar no seu Senhor sua preocupação.
Tal como Marcos nos convida a anunciar Jesus, Filho do Deus vivo.

O Senhor nos envia e ao enviar nos confirma por meio de sinais, sinais de vida, de ressurreição, de cura, de libertação.

O Evangelho não deve ficar dentro de si do pequeno grupo de seus discípulos. Eles têm que sair e se mover para alcançar o “mundo” e levar a Boa Nova ao a todas as nações, a “toda a criação”.

A primeira coisa é viver da confiança na ação de Deus.
Ele continua a agir na Igreja e fora da Igreja. Ninguém vive abandonado pelo amor de Deus, mesmo que eu nunca tenha ouvido falar do Evangelho de Jesus.

Mas tudo isso não nos exime da nossa responsabilidade. Temos que começar a nos fazer novas perguntas:
Por quais caminhos Deus busca os homens e mulheres da cultura moderna?

Que chamados Deus está fazendo para nós? Transformando nosso jeito tradicional de fazer pensar, expressar, celebrar e encarnar a fé de uma forma que encorajamos a ação de Deus dentro da cultura moderna?

Ninguém sabe como será a fé cristã no novo mundo que está surgindo, mas, dificilmente será uma “clonagem” do passado. O Evangelho tem o poder de inaugurar uma Novo Cristianismo. (José Antonio Pagola)

Na oração

“O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam” (v. 20)
Quais os sinais que tem me acompanhado e transmito aos demais? Sinais de esperança ou de desânimo?
Aonde Deus te chama a ir, quais caminhos a seguir, qual estilo de vida viver?
Qual a sua contribuição para “levar o evangelho a toda criatura”?
Refletir para tirar proveito.
Retome os passos para oração. Pense no que vai fazer, preparando-se para seu momento com Deus e com atenção e reverência inicie sua oração (EE 75).
Leia mais de uma vez o texto bíblico proposto. Acolhendo as palavras, e refletindo para tirar proveito. Saboreie as palavras de Jesus, não se preocupe em falar ou justificar nada, apenas sentir.

Ao término, não deixe de fazer a revisão da oração, registrando a passagem bíblica que mais lhe chamou a atenção, os sentimentos que brotaram, os apelos e resistências.

Essas anotações irão lhe ajudar a compreender o caminho que fez com o Senhor e qual a vontade Dele para você. Também lhe ajudarão na repetição da semana, proposta do sábado, retomando os pontos que foram mais marcantes na oração e deram a tônica dessa semana.

Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…

Glorificado seja
Senhor do Amor verdadeiro
Basta um pouco de tempo
diante de Teu olhar
e tudo se transforma
Eu era um servo
e Tu fizeste de mim um amigo
Eu era ignorante
e Tu me confiaste Tua Palavra
Eu era disperso
e Tu me tornaste um guardião
Eu era estéril
e Tu me ajudaste a dar frutos
Eu era inconstante
e Tu me ensinaste a permanecer
Alcançado por Tua misericórdia
e diante de tantos benefícios
não tenho outra resposta
senão buscar
com todas as minhas forças
assemelhar-me a Ti
e amar como sou amado
Com Tua Graça
amarei e servirei
o Pai
o mundo
os irmãos e irmãs
à Tua maneira

Francys Silvestrini Adão SJ


Retiro Pascal

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário