Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa

Retiro Pascal 2024

24 de abril de 2024

Atos dos Apóstolos 12, 24-13,5a
Salmo 66, 2-3.5-6.8 (R. 4) “Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.”
João 12,44-50 – “Quem acredita em mim, não é em mim que acredita, mas naquele que me enviou.”

Pedido da graça para toda semana

Perceber-se acolhido(a) por Jesus Bom Pastor, acolhendo tanto amor de Deus por você. Dar graças por tantos benefícios recebidos e sentir muita alegria por participar dessa comunhão de amor.

Pistas para oração

O tempo pascal é um tempo de reflexão sobre a realidade de nosso batismo e de nossa fé. Ora, nosso batismo não é real sem metanoia, sem mudança de caminho, conversão. Conversão como reconhecimento do que está errado e adesão a Cristo como escolha do caminho certo. (Revista Vida Pastoral. Editora Paulus, março-abril de 2023, ano 64, número 350, p. 64)

Cristo como luz do mundo ilumina tudo que é trevas e faz brilhar a vida em abundância para aqueles que seguem seu caminho. A adesão a Cristo no entanto, não é forçada, precisa ser de coração e precisa atingir todas as áreas da vida de quem crê. Não pode haver espaços onde Jesus não entre, não acesse. Não pode haver portas fechadas, trancadas pelo medo, ódio, falta de perdão. Ao contrário, a conversão ou mudança de sentido, mesmo sendo um processo lento, só é possível quando sou capaz de ouvir e observar o que ensina o mestre de Nazaré.

Mas não precisamos ficar preocupados se nossa conversão ainda não é completa, perfeita, porque de fato, não será nessa vida, todos os dias aprendemos e temos oportunidade de avaliar e mudar algo em nós, essa deve ser a dinâmica da vida. Portanto, não há o que temer se somos imperfeitos, porque Jesus mesmo diz que “não veio para julgar o mundo, mas salvá-lo” (v. 47). Ora, se Jesus não julga, quem nos fez juízes uns dos outros? Quem nos fez juízes de nós mesmos?

Uma fé que vive pelo medo e repressão, não consegue fazer a experiência do amor e da misericórdia do Pai que Jesus revela.

Na oração

Ouço as palavras de Jesus “eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo” e as repito usando o meu nome. Deixo que as palavras penetrem meu coração e me faça sentir acolhido(a), amado(a), iluminado(a). O que em mim precisa de conversão? Deixa que a luz ilumine as trevas da sua vida, para que possa comunicar a vida aos seus irmãos e irmãs.

O que eu tenho comunicado aos outros?

Refletir para tirar proveito.

Retome os passos para oração. Pense no que vai fazer, preparando-se para seu momento com Deus e com atenção e reverência inicie sua oração (EE 75).

Leia mais de uma vez o texto bíblico proposto. Acolhendo as palavras, e refletindo para tirar proveito. Saboreie as palavras de Jesus, não se preocupe em falar ou justificar nada, apenas sentir.

Ao término, não deixe de fazer a revisão da oração, registrando a passagem bíblica que mais lhe chamou a atenção, os sentimentos que brotaram, os apelos e resistências. Essas anotações irão lhe ajudar a compreender o caminho que fez com o Senhor e qual a vontade Dele para você. Também lhe ajudarão na repetição da semana, proposta do sábado, retomando os pontos que foram mais marcantes na oração e deram a tônica dessa semana.

Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…

Como sempre
Tu tens razão
Estou contigo há tanto tempo
mas ainda estou apegado
a tantas ideias e rotinas
do passado
Ainda não Te conheço
como deveria
Ainda não sei
como entrar em relação
com o Céu
e pedir algo em Teu Nome
Como posso rezar ao Pai
sem ser gerado à Tua maneira?
Dá-me a alegria
de admirar o modo
como Te deixas cuidar
como uma criança
Tua obediência ao
deixar a plenitude por mim
Teu desejo de voltar e me levar
ao Jardim de Teu Pai
Enxergando o tanto
que Tu amas e és amado
compreendo que minha vocação é
deixar-me embalar para
acolher e doar
receber e transbordar
abraçar e liberar
este mesmo Amor
Assim Teu Nome
se tornará enfim minha herança
Serei filho no Filho
irmão de uma multidão
Francys Silvestrini Adão SJ


Retiro Pascal

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário