Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa
Retiro Pascal 2024
22 de abril de 2024
Atos dos Apóstolos 11,1-18
Salmo 41(42),2.3 e 42(43),3.4 (R. cf. Sl 41(42), 3a) “Minha alma suspira por vós, ó meu Deus”
João 10,1-10 “Eu sou a porta das ovelhas”
Pedido da graça para toda semana
Perceber-se acolhido(a) por Jesus Bom Pastor, acolhendo tanto amor de Deus por você. Dar graças por tantos benefícios recebidos e sentir muita alegria por participar dessa comunhão de amor.
Pistas para a oração
No tempo de Jesus, era comum os rebanhos de vários pastores passarem a noite no mesmo curral, ficando as ovelhas todas juntas. Pela manhã, bastava que ouvissem as vozes dos pastores para que as respectivas ovelhas os seguissem, sem possibilidade de se enganarem. Cada ovelha sabia, muito bem, a quem estava seguindo. (Pe. Jaldemir Vitório SJ. Dia a dia nos passos de Jesus).
O discípulo de Jesus sabe que está seguindo o pastor correto, se é conduzido pelos caminhos do amor e da misericórdia.
Na primeira leitura, Pedro foi questionado por entrar na casa de um pagão, mas demonstra que o critério que usou para tomar decisão foi a experiência de Deus que usa de misericórdia e amor para com todos. “Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós, que acreditamos no Senhor Jesus Cristo” (At 11,17).
O desejo de Jesus é conduzir todos à experiência do verdadeiro amor, a enxergar, perceber e assimilar a vida como dom precioso, sua missão Ele resume em “dar a vida e a vida em abundância”. Mas não a vida só para mim, para um grupo seleto, para os “escolhidos”, para os da minha comunidade, da minha religião, mas para TODOS(A). Todos(a) são convidados(a) a viver sem amarras, medos, leis que matam, a viver a fraternidade e a amizade social como irmãos e irmãs.
Na oração
Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos” (I Jo 3, 14). Sabemos conhecer a vontade de Deus e escutar sua voz quando nossas ações, sentimentos e palavras estão ordenados para a caridade e a misericórdia.
Qual tem sido nosso critério para nos relacionar com os outros? O critério do legalismo, distanciamento ou o de Jesus, de acolhida, amor e misericórdia?
Sei acolher o diferente, analisando as circunstâncias e pensando o que faria Jesus em meu lugar ou minha posição é sempre rígida e inflexível?
Refletir para tirar proveito.
Retome os passos para oração. Pense no que vai fazer, preparando-se para seu momento com Deus e com atenção e reverência inicie sua oração (EE 75).
Leia mais de uma vez o texto bíblico proposto. Acolhendo as palavras, e refletindo para tirar proveito.
Ao término, não deixe de fazer a revisão da oração, registrando a passagem bíblica que mais lhe chamou a atenção, os sentimentos que brotaram, os apelos e resistências. Essas anotações irão lhe ajudar a compreender o caminho que fez com o Senhor e qual a vontade d’Ele para você. Também lhe ajudarão na repetição da semana, proposta do sábado, retomando os pontos que foram mais marcantes na oração e deram a tônica dessa semana.
Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…
Eis-me aqui
Pastor Bondoso
como ovelha
resgatada de tantos abismos
devolvida às livres pastagens
reintegrada à amizade do rebanho
chamada a colaborar
em Teu pastoreio
com generosidade e afeto
Dá-me hoje e sempre
Mestre da Vida Pascal
um ouvido que escuta
um coração que se compadece
um zelo que se desinstala
uma coragem que se arrisca
um desejo que se compromete
Assim meu querer
será elevado
ao Sonho do Teu Pai
e eu me entregarei contigo
para que todos
tenham Vida
uma Vida toda transbordante
como a Tua
Francys Silvestrini Adão SJ
Retiro Pascal 2024
Apresentação | Modo de fazer cada exercício
Revisão da oração | Exame Espiritual Diário | Leitura orante
Contemplação evangélica | Acompanhamento
Sumário de todas as semanas
Arquivo PDF com todo o material do Retiro Pascal 2024
Retiro Pascal Espiritualidade inaciana Exercícios Espirituais na Vida Cotiadiana (EVC) Retiro Pascal Tempo Pascal
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

