Quinta-feira da 2ª semana da Páscoa

Retiro Pascal 2024

11 de abril de 2024

Atos dos Apóstolos 5,27-33
Salmo 33(34),2 e 9.17-18.19-20 Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
João 3,31-36 – “Só Jesus revela o verdadeiro Deus que dá vida aos homens”

Pedido da graça

“Senhor, dá-me a graça de entrar nesta comunhão de vida Contigo, na graça do teu Espírito e na mediação de Teu Filho, o Cristo Jesus”.

Pistas para oração

(Conforme proposto no dia 9 de abril.)

Na oração

Tome consciência de que está na presença de Deus e marque seu corpo, fervorosamente, com o sinal da cruz. Respire fundo e diz para si mesmo(a) “Meu Senhor e meu Deus, eis-me aqui para este encontro Contigo. Que todo o meu ser, meus desejos, pensamentos e imaginação estejam voltados unicamente para te amar e servir neste tempo precioso de encontro. Concede-me, Senhor, esta atenção necessária e este coração voltado para sua vontade”.

Lembre a história e crie na imaginação. À noite, um dos chefes dos fariseus, Nicodemos, vem a Jesus e com Ele estabelece um diálogo.

Pede a graça deste tempo pascal: “Senhor, dá-me a graça de entrar nesta comunhão de vida Contigo, na graça do teu Espírito e na mediação de Teu Filho, o Cristo Jesus”

Pontos.

Leia o texto de Jo 3,31-36.

Com a imaginação, veja a casa em que Jesus costumeiramente se hospedava em Jerusalém. É noite. Veja Nicodemos com suas dúvidas e preocupações e ao mesmo tempo com curiosidade e desejo de conhecer mais a Jesus. Sinta a boa acolhida de Jesus em sua missão de revelar o Pai. Saboreie a atmosfera de corações que superam diferenças em um diálogo tranquilo e esclarecedor.

Ouça as palavras na boca de Jesus: “Aquele que vem do alto… dá testemunho, quem aceita diz que Deus é verdadeiro…” – deseje, do fundo de sua alma, acolher o testemunho do Cristo Jesus.

“O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho, possui a vida eterna…” – deixe que o Senhor tome conta de sua vida e insista na graça de viver na comunhão com Ele.

Perceba Jesus em seu ofício de Embaixador de Deus. Acolha e inspire. Perceba Nicodemos em sua ânsia de conhecimento e ao mesmo tempo na humildade de buscar por Jesus e saber que Jesus vem de Deus.

Saboreie esta comunhão de vida que o Cristo Jesus nos oferece: comunhão com o Pai e o Espírito.

Onde encontrar sabor e gosto, permanece. Não tenha pressa de ir adiante. Parou o fervor, volta ao itinerário e caminho propostos.

Colóquio: fale com o Senhor sobre seu desejo de viver a partir do seguimento de Jesus e do desejo de ver novas todas as coisas a partir desta comunhão de vida em Deus; dialogue e peça conforme o Espírito fala em seu coração. Escute o que o Senhor te diz. Apresente ao Senhor seu desejo sincero e verdadeiro de conhecê-lo, amá-lo e segui-lo.

Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…

Eterno Vivente
Tu estás acima de todos
porque sabes descer
para acompanhar e resgatar
o último de todos
Por pura gratuidade
e pela liberdade do amor
Tu vens do Alto e do Céu
para levantar quem está
no baixo e no chão
Sim Tu queres
nos transmitir de graça
tudo o que recebeste
de Teu Pai
a Vida sem fim
o Espírito sem medida
a Amor que vai até o fim
Converte então
minha finitude em Tua eternidade
meus cálculos em Tua desmesura
minha inconstância em Tua coragem
Ensina-me a me abaixar
para ser elevado contigo
junto com uma multidão
de irmãos e irmãs
Pois eu quero o que Tu queres
que muitos entrem
nesta divina Ciranda
da festa que no Céu nunca se acaba

Francys Silvestrini Adão SJ

Retiro Pascal

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário