Segunda-feira na Oitava da Páscoa

Retiro Pascal 2024 — 1ª semana

1º de abril de 2024

Atos dos Apóstolos 2,14. 22-32
Salmo 15 – “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refúgio!
Evangelho de São Mateus, 28,8-15 “Não tenham medo. Vão anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão.”

Pedido da graça

Que alegre e sem medo, eu possa ser sinal de ressurreição para o meu próximo.

Pistas para a oração

Hoje iniciamos uma caminhada espiritual, que para alguns será algo novo, para outros a renovação de experiências já vividas. O Retiro Pascal foi pensado para todos e por isso gostaríamos de deixar algumas pistas para as pessoas que se perguntam: Como iniciar a vida espiritual? Por onde começar?

Para essas perguntas não existe uma resposta pronta. O que sabemos é que quem procura essas respostas, com certeza, encontrará. Deus se faz presente na nossa vida por inteiro, respeita a nossa liberdade, o nosso jeito de ser, a nossa cultura, o que temos e o que somos… e aproveita todas as oportunidades que nós oferecemos para nos falar, para que possamos sentir sua presença.

Fazer o Retiro na vida é também uma forma de sentir a presença divina fora do ambiente eclesial. Muito mais que procurar por Deus na Igreja, é saber que Deus está a nossa procura em nossa casa, no trabalho, na família, através dos amigos, dos desconhecidos, nos momentos de alegria, de tristeza, enfim, em cada um na totalidade da sua existência.

Hoje, ao começar o Retiro Pascal, vá dando passos pequenos e possíveis. Encontre um tempo no seu dia para parar um pouco e meditar, contemplar, prestar atenção nos sentimentos mais significativos vividos durante o dia. Esses sentimentos ou movimentos interiores são sinais valiosos. Quando reconhecemos os fatos e as atitudes que nos permitem saborear a paz, ânimo, alegria, solidariedade e liberdade, então aprendemos a seguir por esses caminhos. Por outro lado, aprendemos também a evitar os caminhos que nos tiram a paz, nos fecham no egoísmo e nos afastam dos outros como iguais. O Evangelho e as pistas oferecidas aqui diariamente podem ajudar nesse momento.Parte inferior do formulário

Outra sugestão é observar cuidadosamente as pessoas com as quais compartilhamos nosso convívio. Algumas delas irradiam energia positiva, inspirando confiança e bem-estar. No entanto, certas pessoas atropelam os outros e semeiam divisão e tristeza. É recomendável se aproximar das primeiras e ir descobrindo onde está a fonte que alimenta esse jeito cordial e verdadeiro de ser.

E então? Já preparou seu cantinho de oração? Escolheu o melhor momento do dia? Preparou seu caderninho para fazer as anotações?

Boa oração!!!

Na oração

Releio o evangelho e respondo para mim mesmo: Quais as experiências de ressurreição tenho em minha vida? Quais os sinais de ressurreição que vejo no mundo atualmente? Como percebo os sinais do ressuscitado no meu dia a dia?

Olho… Vejo… Participo… Reflito para tirar proveito… Começo uma boa conversa com Jesus ressuscitado… Concluo rezando um Pai Nosso e faço as anotações.

Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…

Tu nos convidas a entrar contigo
Na Dança da Vida nova
Mas Tu nunca Te impões
E sim interpelas nossa liberdade
Ontem e hoje eu vejo
De um lado mulheres sem poder
Diante de Tuas palavras e gestos
Diante de Tua cruz
Diante de Tua manifestação gloriosa
Lançam-se a Teus pés
De um jeito humilde e apaixonado
Ontem e hoje eu vejo
Do outro lado homens poderosos
Diante de Tuas palavras e gestos
Diante de Tua cruz
Diante de Teu sepulcro vazio
Escolhem o negacionismo
As notícias falsas
A manipulação das consciências
De um jeito louco e irresponsável
Senhor Ressuscitado
Tua Luz só pode entrar
Onde encontra o cuidado
Com a vida e a dor dos outros
Portas abertas ao Mistério de Amor
Brilhando para sempre
Que ela revele
O que cada um traz
No íntimo de seu coração

Francys Silvestrini Adão SJ

Retiro Pascal

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário