Missão profética

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho de hoje é Mt 17,10-13. Esta leitura é sequência da narração sobre a transfiguração de Jesus no alto da montanha, em que os discípulos vêm o profeta Elias conversando com Jesus.

No tempo de Jesus, havia muitos grupos de judeus que interpretavam de forma diferente como seria a vinda do Messias. Liam as mensagens dos profetas do Antigo Testamento e aguardavam os sinais da vinda do Senhor. Esta visão no alto da montanha confirma a expectativa dos primeiros cristãos que entenderam que Jesus é o messias anunciado pelo profeta Malaquias.

Mas os discípulos questionam porque Elias não foi precursor da vinda de Jesus, conforme os líderes religiosos propagavam? Então Jesus explica que não é a pessoa de Elias que volta, mas sim a profecia. Elias representa a missão profética de anunciar e indicar o caminho do Senhor; por isso João Batista representa o profeta Elias porque é a missão profética que deve vir sempre para abrir os caminhos. Mas João Batista não foi reconhecido; pelo contrário, foi maltratado, perseguido e assassinado.

Os inimigos de Jesus não quizeram reconhecê-lo como Messias porque o anúncio de Jesus sobre o Reino de Deus não é o esperado pela elite religiosa. Eles esperavam um messias rei, com poderes políticos de combater o império romano, de instaurar um reinado aos moldes dos reis daquele tempo. Não entenderam que o projeto de Deus é a Vida em abundância para todos.

Por isso, não entenderam a voz profética de João Batista, que denunciava a corrupção dentro do judaísmo (a exemplo de Herodes) e conclamava à mudança de vida e de visão sobre o mundo e as relações entre as pessoas; isto é, conclamava à conversão, que do grego significa metanóia.

Que neste período do Advento, tempo de espera e esperança da vinda do Messias Menino chegue nas nossas vidas, possamos abrir nossos corações para compreender o anúncio de sua chegada e também nos colocar neste serviço da profecia de anunciar o caminho de Jesus Cristo a partir dos Evangelhos. Amém!


Ouça no Podcast Ignatiana [link]

Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Sábado da 2ª semana do advento, ano B

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário