Pastores operários

Simone Furquim Guimarães

A leitura de hoje é Mt 9,35-10,1.6-8. Estamos na primeira semana do Advento. Na primeira semana de preparação para receber em nossas vidas o menino Jesus, que é o Evangelho vivo! Portanto, prestemos atenção no que o Evangelho quer nos dizer para iluminar a nossa realidade de hoje.

O Evangelista diz que Jesus percorreu os povoados da periferia da Galileia, em missão de anunciar o Evangelho e instaurar o Reino de Deus no meio das pessoas mais vulneráveis da sociedade. Durante a missão, Jesus se compadeceu dessas pessoas; ou seja, sentiu na pele a dor e sofrimento: “Ao ver a multidão teve compaixão dela, porque estava cansada e abatida como ovelha sem pastor”.

Jesus então, envia seus discípulos à missão de anunciar que o Reino dos Céus está próximo. E para que o Reino se estabeleça, o que os discípulos devem fazer? Jesus vai dizer: Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”. Ou seja, para que o Reino aconteça, é preciso acolher os excluídos; é preciso resgatar a dignidade de vida das pessoas; cuidar das pessoas com amor e compaixão, assim como Jesus fez.

Jesus percebeu que os considerados pastores do seu tempo haviam dispersado e abandonado as suas ovelhas, como já havia sido denunciado pelos profetas:

Ora, meu povo tem sido como ovelhas perdidas; seus pastores as desencaminharam e as fizeram perambular pelas colinas. Elas vaguearam por montes e montanhas e se esqueceram de seu próprio lugar de repouso.…

Jr 50,6.17

O Evangelho de hoje alerta a todos nós a sermos pastores, operários na missão cristã, pois a messe é grande e os operários são poucos. O Evangelho nos alerta a não olhar apenas para a ajuda espiritual, mas também social, sobretudo para aqueles e aquelas que são marginalizados pela sociedade e não têm acesso a oportunidades de mudanças estruturais.

Que neste período do Advento seja tempo propício (tempo kairós, tempo de Deus) para atendermos o chamado de Jesus e realizar o projeto de Deus para a humanidade. Amém!


Ouça no Podcast Ignatiana [link]

Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Sábado da 1ª semana do advento, ano B

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário