No conflito em busca da vontade de Deus

Alan Faria Andrade Silva

Atualmente percebemos inúmeros cismas e conflitos em diversas camadas sociais, sejam eles entre países contra países, familiares contra familiares e linhas de pensamentos contra outras. Entretanto, se olharmos a história da humanidade ao longo da sua trajetória no planeta Terra, iremos constatar que o conflito foi mais frequente do que a paz.

Então, salta aos nossos olhos, ouvidos e desejos, por que pensar no projeto de paz ou construção do Reino de Deus na contemporaneidade da nossa existência? Na verdade, somos humanamente impelidos pela busca da sobrevivência, a qual nos leva a correr atrás de alimento, abrigo e afeto. Quiçá, algumas pessoas são chamadas pela voz do divino que clama na criação para estar com Deus!

O conflito exterior que estamos observando na humanidade, como as guerras, contrastes partidários e pontos conflitantes em diversas religiões, na verdade pode nos ajudar a refletir sobre as inúmeras contradições e conflitos internos existentes dentro de cada um de nós. Carregamos em nós o eros e o tanatos, movimentos que nos levam a vida e a morte. Os quais, chamamos nos Exercícios Espirituais de afetos que levam a vida e afetos que levam a morte. Entretanto, somos chamados a reconhecê-los, compreendê-los e acolhê-los os movimentos que nos afetam e observar para onde nos levam.

Assim, compartilho com todos os leitores a minha particular visão sobre o reconhecimento das potências energéticas que habitam em mim, as quais reconheço que são parte da minha condição humana, que as mesmas, me levaram a encontrar a preciosa metodologia inaciana em lidar com elas e rezá-las diante de Deus. O qual, me interpela todos os dias da minha vida, fazendo com que eu O procure todos os dias, a cada momento, em todos os lugares, em todas as pessoas e circunstâncias que vivo, não para ter paz, mas para estar com Ele.

Nesse sentido, atualmente busco compreender que o conflito atual, tanto aqueles que vemos no mundo como aqueles que estão internamente, são perenes na humanidade e que faz parte de mim, e que infelizmente, a paz externa e interna, tal mencionada por alguns, não existe de forma constante e perene na vida de quem está em movimento. Então, por que compartilhar algo que não seja tão buscado como a paz e felicidade?

Na verdade, quero compartilhar a busca incessante de encontrar a vontade de Deus e de relacionar com Ele em todos os momentos da minha vida. Algo que não me orgulho, mas algo que reconheço que homens e mulheres do passado foram chamados a vivenciar este processo místico de relacionar-se com Deus em tudo e em todos.

Faço parte da Comunidade de Vida Cristã, da Economy of Francesco e estou finalizando o doutorado em Direito. Estas três experiências para mim, partem da experiência com Deus por acreditar e ver Deus agindo nestas três áreas que vivencio. Nelas encontro conflitos, conflitantes e até mesmo eu contribuindo para os conflitos, mas também encontro esperanças, atos de fé e amor entre os interessados e simpatizantes.

E como leigo, percebo que possuo maior liberdade em realizar as minhas tarefas cotidianas, sem prestar contas a um superior ou a outra pessoa, mas sou chamado a prestar constas a minha consciência e a Deus constantemente. Nesta liberdade, vejo que posso entrar em qualquer ambiente, seja religioso ou não, acadêmico, repartições públicas e privadas, bares, restaurantes, clubes de festas e nestes ambientes compartilho com maior liberdade e amor, aquilo que Deus me interpela. Confesso que às vezes falo mais de Deus/Jesus em ambientes não religiosos que nos religiosos. Percebo que as pessoas ainda estão sedentas de uma mística ou busca de relacionar-se com o divino. Aí, então, apresento os métodos inacianos de relacionar-se com Deus.

Assim, a minha “escrevivência” (termo usado por Conceição Evaristo) é um misto de teografia, experiência de Deus no meu dia a dia e sempre em busca de realizar a vontade de Deus e creio que Ele deseja que eu seja feliz.

Então, percebo que faço parte de um mundo em conflito e que este conflito faz parte de mim no mundo, entretanto, sou chamado constantemente por Deus a encontrá-Lo em tudo para que em todos possa servir/amar o outro, a Ele e a mim.


Alan Faria Andrade Silva é leigo, pertencente à Comunidade de Vida Cristã (CVX), comunidade Cardoner, São Paulo (SP).

CVX: Uma Vocação

Imagem: Ismael Nery (1900-1934). Essencialismo, 1931. Enciclopédia Itaú Cultural

Comunidade de Vida Cristã (CVX) Espiritualidade cristã Leigas e leigos

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

3 comentários Deixe um comentário

  1. Obrigada pelo texto! Somos sim esse complexo apontado no texto e um pouco mais. E o senhor da vida, nosso criador, assim nos acolhe e conduz.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: