Antífonas do Ó
Na tradição da Igreja, no período de 17 a 23 de dezembro, somos convidados a recitar as Antífonas Maiores ou Antífonas do Ó, na recitação do Magnificat.
Estas antífonas são aclamações a Cristo precedidas pelo vocativo “Ó”, de onde o seu nome. Constituem um resumo da teologia do Advento: expressam o desejo de salvação da humanidade e a expectativa pela vinda de Jesus Cristo, invocado com títulos messiânicos do Antigo Testamento.
Reginaldo Veloso brindou-nos com uma versão que adequa texto e melodia à cultura e religiosidade brasileiras. Reginaldo Veloso incluiu duas estrofes, perfazendo assim uma novena de Advento, iniciando com nova primeira estrofe “Ó Mistério” (15 dez.), e “Ó Libertação” (16 dez.). As letras estão no Ofício Divino das Comunidades, Paulus Editora.
15 dez — Ó Mistério
16 dez — Ó Libertação
17 dez — Ó Sabedoria
18 dez — Ó Adonai
19 dez — Ó Raiz de Jessé
20 dez — Ó Chave de Davi
21 dez — Ó Sol Nascente
22 dez — Ó Rei das Nações
23 dez — Ó Emanuel
Acompanhe no nosso perfil no Instagram as postagens referentes às antífonas do Ó.
Liturgia Advento Antífonas do Ó Magnificat Natal Nossa Senhora do Ó Novena do Natal Ofício Divino das Comunidade Tempo do Advento
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.