Ser comunidade: viver como irmãos!
Rutinéa Chaves Jordão
Já não vos chamo servos, mas amigos.
Jo, 15,15
Viver em comunidade é uma prática que sempre me chamou a atenção, me encantou. Depois que conheci a proposta da CVX (Comunidade de Vida Cristã), tive a certeza de que havia encontrado o estilo de vida na Igreja adequado para mim.
Iniciei a caminhada eclesial na pastoral de juventude dos anos 1980, na forma de grupo jovem, depois confirmada na Crisma. Sempre desejei fazer parte de um grupo maduro que unisse a fé e a vida. Depois de alguns encontros e retiros, fui apresentada à Espiritualidade Inaciana e, posteriormente, à CVX. Esta consiste na formação de pequenas comunidades de até 12 pessoas que têm em comum um estilo de vida simples e se reúnem para partilhar a oração (baseada na Espiritualidade Inaciana) a vida ordinária e a missão.
O caminho de formar comunidade não foi simples nem fácil. O papel do/a Assessor/a, que não faz parte da mesma comunidade, foi fundamental para dar os passos iniciais e necessários neste processo. Na CVX que participo, começamos com muitos membros, no final de 1988. Aos poucos foram saindo pessoas e chegando outras; alguns membros se casaram e trouxeram os cônjuges para a comunidade: somos compadres/comadres; madrinhas e padrinhos dos filhos que vieram. Conhecemos as famílias uns dos outros, que sabem dos nossos laços e amizades, principalmente os filhos. Outros membros partiram para morar distante, mas atualmente a internet nos aproxima. Hoje somos em 7 pessoas: dois casais e 3 mulheres. Nos reunimos semanalmente na casa de um dos casais, quando partilhamos nossa oração, missão e a vida. Nós nos apoiamos e acolhemos mutuamente.

Ao longo do caminho vivenciamos alegrias e lágrimas, entusiasmos e decepções, conflitos e superações que nos levaram a um crescimento pessoal e espiritual. Aprendemos na vida quotidiana a nos importarmos uns com os outros, numa época sem aplicativos de mensagens nem celular; fomos ensinados a fazer contato com aquela/e irmã/o que partilhou uma dor ou desafio, entre uma reunião e outra, convocados a rezar por ele/a, ao meio dia, neste período e com gratidão verificávamos que nossa oração se tornava eficaz e isto nos animava, nos amadurecia na fé e confiança mútua.
Temos a prática da revisão de vida anual, individual e comunitária preparadas pelo/a assessor/a, conforme a caminhada da comunidade. Geralmente cada membro faz sua revisão de vida por ocasião do seu aniversário ou também quando tem uma questão de mudança de vida, por exemplo: proposta de novo emprego, mudança de cidade/país.
É muito bom ouvir dos amigos com quem partilhamos a vida e a oração, como vamos caminhando na fé e compromisso de vida. Estas revisões também nos ajudaram a crescer na intimidade, respeito e amor uns pelos outros.
Celebramos os momentos fortes da liturgia da Igreja e nossas datas importantes. Fizemos pequenos retiros juntos e nos unindo a outras comunidades. A maioria de nós tem a experiência completa dos EE.EE e outros já fizeram, pelo menos retiros de 8 dias. Isto nos possibilitou crescimento e abertura para o outro irmão.
Fomos preparados para ajudar na formação de outros companheiros, às vezes sem perceber, por nossos assessores leigos, companheiros mais experientes e formadores jesuítas e leigos. Alguns de nós abraçamos a missão de continuar esta formação, ao nos sentirmos chamados a ela por Deus. Normalmente, participamos das atividades formativas junto com membros das outras 19 comunidades da Regional, pois não estamos sozinhos nem isolados. Alguns de nós, participamos também das instâncias Arquidiocesanas, nos Conselhos de leigos e pastoral.
Ser comunidade faz a diferença em nossas vidas. E lá se vão 33 anos e 4 meses de caminhada na CVX e, a exemplo dos primeiros companheiros de Jesus, cada um com seu jeito de ser e dons diversos, desejamos continuar vivendo e espalhando o Amor de Deus. Como amigos no Senhor, nos apoiamos nas missões individuais, seja catequese, educação, formação religiosa, cuidando dos pais, como profissional de saúde, engenheiro, secretária diplomática ou servindo em alguma função dentro da CVX Regional e Nacional. Deus seja louvado por nossa comunidade de irmãos!
Rutinéa Chaves Jordão é leiga, pertencente à Comunidade de Vida Cristã (CVX), comunidade São José de Anchieta, Rio de Janeiro (RJ).
Imagem: Lígia de Medeiros – Gravura “Passeio Público”.
Comunidade de Vida Cristã (CVX) Espiritualidade cristã Leigas e leigos Espiritualidade inaciana
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.
Ser cristão é ser comunidade!
Obrigada por partilhar essa experiência! Uma riqueza que temos!
CurtirCurtir
Acredito na força da comunidade A comunidade que partilha as Palavras, as vivencia e cuida uns dos outros.
CurtirCurtir
Obrigada pela iniciativa dos testemunhos que torna tão visível a força, beleza e leveza da relação com Deus. A Espiritualidase Inaciana nessa bonita junção de fé e vida torna mais bonito o processo de encontro comigo mesmo, com Deus e com o outro. Tudo se torna encontro e possibilidades.
CurtirCurtir
Obrigada!
Deus é bom!
Espalha graça sobre graça!
CurtirCurtir