Discernimento para alunos do ensino médio

Marlene Mannarino

Muitas vezes em nossas vidas, a experiência vivida com e através dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio aparece de forma que nem poderíamos imaginar. E, certamente, quando ela aparece, o que devemos fazer é acolhê-la e saboreá-la.

E foi essa a experiência vivida, há alguns meses, nas aulas de Ensino Religioso para alunos do Ensino Médio de uma escola católica. Um trabalho sobre escolhas acabou por tornar-se uma oportunidade para mostrar a necessidade e a importância de um bom discernimento.

Eis o texto que corre na internet e deu origem a essa atividade:

ESCOLHAS

Toda a nossa vida é feita de escolhas e cada escolha que fazemos é uma semente que plantamos. Mais cedo ou mais tarde, certamente, colheremos e saborearemos seus frutos. Ou seja, nossa vida de hoje é fruto de escolhas de ontem e nossa vida de amanhã será a consequência de tudo o que escolhermos hoje.

Com certeza, nem todas as escolhas que pautam nossas vidas estiveram ou estão em nossas mãos. Mas, certamente, se tivermos um olhar mais atento, perceberemos o quanto podemos conduzir nossas vidas, simplesmente através das escolhas que fazemos.

Uma mulher muito doente, acordou uma manhã, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.

Bom, acho que vou trançar meus cabelos hoje, disse ela.

Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.

No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça.

Hummm, acho que vou repartir meu cabelo no meio hoje.

Assim ela fez e teve um dia magnífico.

No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.

Bem, hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo.

Assim ela fez e teve um dia divertido.

No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.

Yeeesss… Hoje não tenho que pentear meu cabelo!!!

Saber escolher é tudo. Não se sabe as causas da doença da mulher: más escolhas pessoais, dos outros ou mesmo contingências da vida. Mas, fosse porque fosse, isso agora já não estava mais em suas mãos. Mas, por outro lado, a cada dia ela tinha uma chance nova de escolher. E foi isso o que ela fez, da melhor forma possível. E você, mesmo em meio às dificuldades da vida, quais têm sido suas escolhas???

A respeito desse texto, foram feitas perguntas como:

  1. Você já fez alguma escolha importante em sua vida? E o fruto dessa escolha, foi bom? Explique.
  2. Na sua opinião, qual o melhor caminho para acertarmos em escolhas importantes em nossas vidas?

Com certeza, a essas perguntas houve muitas respostas sucintas e quase sem conteúdo, mas houve também as que foram frutos de reflexão, mostrando que eles perceberam a importância desse tema em suas vidas. Alguns falaram sobre decisões importantes na vida familiar; sobre o término de um namoro, mesmo sabendo que iria sofrer e a escolha talvez mais importante nesse momento de suas vidas: os passos e os objetivos da vida profissional.

E foi na última pergunta que muitas respostas me surpreenderam de uma forma muito positiva. Alguns deles disseram que para fazer uma boa escolha é preciso conhecer bem a situação, analisar as opções e ouvir Deus através da oração.

E foi aí que eu pude falar de discernimento. Citei pontos importantes como: avaliar a realidade; formular uma proposta de ação; pesar os prós e os contras; colocar tudo isso diante de Deus; decidir e agir.

Assim, aquilo que poderia ter sido apenas mais um exercício escolar tornou-se uma oportunidade para que os alunos passassem a conhecer um pouco mais sobre si mesmos, suas características e as diversas opções que a vida pode oferecer a eles. Ou seja, eles perceberam como é possível aproximar-se mais de Deus e ouvi-Lo na hora de decisões importantes em suas vidas.


Marlene Mannarino é leiga, pertencente à Comunidade de Vida Cristã (CVX), comunidade São José de Anchieta, Rio de Janeiro (RJ).

Imagem: Alfredo Volpi — sem título, 1980

Comunidade de Vida Cristã (CVX) Espiritualidade cristã Leigas e leigos

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

1 comentário Deixe um comentário

  1. Obrigada por mostrar como devemos sempre contar com Deus nas decisões da vida corrente. O discernimento inaciano é uma ferramenta preciosa!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: