Encantar a Política (V)
Simone Furquim Guimarães
Seguimos falando sobre o Caderno Encantar a Política, projeto conjunto da CNBB e demais entidades cristãs, que no seu quinto e último capítulo propõe refletirmos sobre as “Eleições políticas e a Democracia”. O lema para essa reflexão compreende uma advertência de Jesus para nós: “Como é que não sabeis avaliar os sinais do tempo presente?” (Lc 12,56).
Essa advertência de Jesus está em Lc 12,54-57. Jesus faz um discurso às multidões, dizendo: “Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: ´Vem chuva´, e assim acontece. E quando sopra o vento do sul, dizeis: ´Fará calor´, e assim acontece. Hipócritas, sabeis discernir o aspecto da terra e do céu; e por que não discernis o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Jesus nos pede a estarmos atentos para julgar o que é justo. E o que podemos fazer hoje para estarmos atentos, perceber, discernir e julgar o que é justo?
Várias entidades políticas, religiosas e da sociedade civil, sensíveis aos retrocessos e enfraquecimento de nossa democracia brasileira nesses últimos anos, convocam a todos os brasileiros, todas as brasileiras, a assinarem uma carta em defesa da democracia.
Neste ano de eleições políticas, é dever e necessidade de todo cristão estar atento e em defesa da democracia como forma de organização social capaz de defender a vida, a liberdade de expressão e os direitos dos seres humanos e da natureza, pois lutar pela democracia é lutar pela justiça social.
Todos, todas, que são guiados, guiadas, pelo Evangelho, pela prática libertadora de Jesus, devem se unir, numa coalização em defesa pela democracia e gritar por um Estado Democrático de Direito sempre!
Assine aqui a carta em defesa pela democracia: [link]
Ouça no Podcast Ignatiana [link]
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Palavra de Deus Simone Furquim Guimarães CEBI Democracia Encantar a política Fé e Política Justiça e Paz Leitura popular da Bíblia
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.