O que é Prosperidade

Luiz Fernando Krieger Merico

Mística do século XXI — programa nº23

Reflexões a partir das encíclicas
Laudato si’ e Fratelli tutti

A encíclica Laudato Si, do papa Francisco, em seu capítulo 3 discute a nossa noção atual de progresso. Discute o que nós consideramos progresso e prosperidade. No mundo atual temos a situação de quanto mais progresso, mais destruição e menos qualidade de vida.  Se queremos acelerar a transição para um mundo sustentável, isto vai depender de uma nova atitude humana centrada no respeito aos bens comuns da nossa e das futuras gerações. É muito desejável, também, resgatar a sacralidade dos bens e serviços da natureza porque isso ajuda muito redefinir a nossa visão que temos sobre o que é prosperidade.

A nossa noção de prosperidade hoje é puramente material e está fundamentada na busca incessante por um crescimento econômico que é baseado na extração contínua de recursos naturais; só que a nossa biosfera é finita. Isso não pode dar certo. Este é um conflito que deve ser resolvido para nos livrar das armadilhas que nos coloca nosso modelo de desenvolvimento atual. Que tipo, portanto, de prosperidade é compatível com o desafio de construir uma sociedade sustentável?

Nosso conceito de prosperidade deveria consistir na habilidade de florescer como seres humanos, dentro dos limites de nossos ecossistemas que sustentam a vida. Nesse sentido, progresso e prosperidade tem relação com nossa qualidade de vida, nossa saúde, com a felicidade das pessoas e suas famílias. Prosperidade é bem viver, são melhores relações humanas, é confiança na comunidade, nos propósitos compartilhados. Em outras palavras, o conceito de prosperidade deveria nos levar a um nível elevado de bem-estar e ao mesmo tempo reduzir o impacto material no ambiente.

Não significa que devamos abandonar totalmente a dimensão material da prosperidade. Em um mundo profundamente desigual, com grande parcela da humanidade sem acesso aos bens materiais básicos, a justiça social tem que ser também um dos objetivos da prosperidade. Mas a redefinição de o que prosperidade deve incluir a capacidade regenerativa dos ecossistemas, o papel da diversidade de espécies, a integridade da atmosfera, dos solos, dos oceanos. Estes recursos são fundamentais para a qualidade de vida e não são infinitos. Se isto não for feito, a atividade econômica continuará a destruir a integridade ecológica dos ecossistemas, e em muitos casos de maneira irreversível. Isto corresponde a condenar a humanidade a um planeta literalmente empobrecido. O progresso atual acaba gerando, na verdade, mais pobreza.  

Uma resposta possível que se tem apontado como alternativa é a desmaterialização da economia. Alterar o processo produtivo, redesenhar a produção para que seja mais circular, trocar tecnologias e fontes de energia, trocar hábitos de consumo e de comida. Mudar inclusive nossa dieta. Tudo no sentido de desmaterializar progressivamente a economia. Trabalhar com a natureza, e não contra a natureza. Um novo conceito de prosperidade pode emergir daí. Trata-se de uma valorização de componentes não materiais, visando ao florescimento integral dos seres humanos e a uma relação harmoniosa e saudável com o meio ambiente. Não obstante a valorosa contribuição de bons cidadãos e cidadãs ao longo da história, a verdade é que ainda não temos tentado materializar estes propósitos de maneira coletiva, abrangente e consistente.

Ouça no Podcast Ignatiana

Encíclicas ecofraternais do Papa Francisco

Laudato si’, sobre o cuidado da casa comum (2015)
Fratelli tutti, sobre a fraternidade e a amizade social (2020)

Luiz Fernando Krieger Merico é graduado em Geologia (UFPR), mestre em Análise Ambiental (UNESP), doutor em Geografia (USP), possui aperfeiçoamento no Schumacher College (Inglaterra) em Economia Ecológica. É autor do livro A transição para a sustentabilidade.

Ecologia Mística do século XXI

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: