Saúde e vacinação

Simone Furquim Guimarães

O assunto hoje é sobre prevenção a saúde.

No primeiro testamento, temos as viúvas, órfãos e estrangeiros como categorias de pessoas em que Deus convoca para o cuidado. Percebemos que a ação de Deus está voltada para aqueles que a ele recorrem porque perderem completamente qualquer apoio do ser humano, estão marginalizados.

No Segundo Testamento, Jesus inclui os doentes em seus cuidados (os cegos, coxos, paralíticos, pessoas que sofrem de hemorragias e muitos outros problemas de saúde).

Multidões de pessoas acercavam Jesus para que ele as curasse. Os relatos que os evangelhos nos informam expressa uma sociedade que marginalizava as pessoas, excluía, discriminava. Por isso, não somente, os pobres, viúvas, e órfãos e estrangeiros, mas também, os doentes, faziam parte do plano de salvação de Deus. Os doentes faziam parte da atividade de Jesus. Por meio deles, Jesus ensinava sobre o projeto de Deus.

Deus se manifesta, o Reino de Deus acontece, quando buscamos o cuidado com todas as pessoas, sobretudo os que estão sem assistência à saúde. Jesus nos chama para sensibilizarmos com os doentes, com a situação de abandono em que eles vivem.

Ser e estar sensível a questão de saúde pública, promovendo o bem estar a toda a população com medidas preventivas como campanhas e vacinação é viver o Evangelho, pois é garantir que as pessoas possam viver com saúde e integração como ser social.

Por isso, este advento é muito especial para todos nós, pois nos convoca a esperançar, ou seja, a ter esperança da vinda do menino Jesus em nosso meio, nossos corações e esta espera é ativa, pois desde já estamos mobilizados a pensar e agir para que ações que promovam saúde a todas as pessoas aconteçam, como as manifestações por vacinação contra a COVID 19.

Que acolhemos em nossos corações o Deus menino, podendo fazer com esta saudação indiana, o “namastê”, que diz assim: “O Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração”.

Ouça no Podcast Ignatiana


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatina.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: