A Misericórdia em movimento
Pe. Manuel E. Iglesias, SJ
É permitido sonhar!
Não sei se você já parou para refletir e imaginar como seria a Igreja dos seus sonhos. Acho que isso pode ser interessante, principalmente neste início de milênio. Se me fosse dado escolher uma nota dessa Igreja, eu ficaria com o rosto de uma Igreja misericordiosa.
O que isso significa? Qual a contribuição que exigiria de nós?
Misericórdia é uma palavra muito mal entendida. Já ouvi mais de uma vez pessoas dizendo que não querem que ninguém sinta pena delas. Essas pessoas acham que a misericórdia vai por aí, como se fosse um sentimento diante de alguém considerado um coitadinho. É claro que isso é uma caricatura.
Misericórdia é o que melhor caracteriza o amor de Deus por nós. Deus é amor sempre e em todas a s situações. A qualidade, porém, desse amor tem um toque todo especial que, mesmo de longe, os resulta inteligível a partir do amor gratuito e incondicional que os pais têm por seus filhos ou do oque existe entre os melhores amigos. Essa qualidade de amor é especialmente surpreendente e admirável quando a pessoa amada passa por situações de fraqueza: doença, pobreza, pecado.
É então que podemos perceber um movimento de aproximação que chama a nossa atenção e revela a profundeza o amor de Deus. Vamos meditar nos próximos números da nossa página de espiritualidade sobre o significado desse movimento do amor misericordioso. Vale a pena. O teólogo Jon Sobrino considera a misericórdia o princípio ou elemento estruturante da manifestação divina. Ela nos introduz no coração do “Pai das misericórdias de toda a consolação” (2 Cor 1, 3). O estilo de Jesus se volta com amor preferencialmente para os sofredores , os que estão à margem do caminho, os excluídos.
Se nós conseguirmos acompanhar esse movimento amoroso de Jesus, tenho certeza de que descobriremos uma verdadeira mina espiritual. Além de vislumbrarmos a beleza do amor de Deus, poderemos reconhecer o tesouro da dignidade humana, tantas vezes ignorada e desrespeitada pelo pecado e pelos percalços da vida. Se falta misericórdia, a vida humana se des-humaniza e perde o que há de mais profundo e significativo: o amor que se doa no extremo da gratuidade.
O Frater Henrique Matos publicou um livro – No Movimento da Misericórdia, uma aproximação ao coração da espiritualidade Cristã – que muito nos pode ajudar numa espiritualidade da misericórdia.
IGLESIAS, Manuel E. Onde estás, Senhor? São Paulo: Loyola, 2005. 180 p.
Textos selecionados de Padre Iglesias
Obras publicadas
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.