Consolação espiritual

Pe. Manuel E. Iglesias, SJ

A consolação espiritual é muito mais que uma coisa ou um sentimento nosso. É uma experiência de encontro e comunhão com o próprio Deus trino, o Deus das consolações (2Cor 1,3), fonte trinitária das águas vivas.

Atrevo-me a dizer que consolação é o encontro com Deus que nos visita, se deixa sentir, toca-nos internamente e nos move em liberdade. Consolados experimentamos que Deus é “o rochedo” (Sl 18,3; 95,1); que a vida de fé é  um “construir sobre rocha” (Lc 6,48). Consolados, desejamos anunciar: “provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que nele se refugia” (Sl 34,9). Que grande graça é sentir internamente: o sabor, a brisa, a luz, sussurro, perfume, toque, ALGUÉM! Não existem palavras exatas para expressar esta experiência.

Talvez já experimentamos que, ao consolar alguém, sentimos a presença do Consolador; ao perdoar, sentimos o Amor misericordioso; ao fazer sorrir um sofredor, experimentamos a Alegria; ao defender o injustiçado, sentimos o Advogado; ao fazer o outro feliz, sentimos a Felicidade; ao sair de nós mesmos, experimentamos o Dom; ao amar, sentimos o Amor. Milagre da graça: as nossas mãos vazias multiplicam ao seu redor a fé, a esperança, a paz, os pães, a coragem e a alegria.



IGLESIAS, Manuel Eduardo. Consolação, bússola da vida espiritual. Itaici: Revista de Espiritualidade Inaciana, v. 9, n. 33, p. 67-76, set. 1998.

Textos selecionados de Padre Iglesias

Obras publicadas

Espiritualidade cristã

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: